Estudantes de Contagem disputam Olimpíada de Matemática

Mais de 15 mil alunos participaram da primeira fase da Obmep

Os estudantes de Contagem participaram na terça-feira (6) da 1ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 15 mil alunos foram inscritos e representaram 47 escolas do município.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza o evento. A 13ª edição da Obmep alcançou 99,6% dos municípios do país e contou também pela primeira vez com a participação de escolas particulares.

A Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, veterana nas provas, marcou presença em todos os outros 12 anos de testes feitos pelos alunos. E nesse ano não foi diferente, muitos estudantes fizeram as provas e mostraram o porquê da escola ser conhecida como triunfante e ganhadora de prêmios.

Ao passar pelos corredores da escola é possível ver prêmios dos anos anteriores. Os alunos mostram-se empenhados nas edições da Obmep e assim deixam os professores satisfeitos. “O papel fundamental vem do professor. Trabalhamos com questões de vestibulares e sabemos que os nossos alunos mostram vontade dentro de sala de aula. Graças a isso vem o sucesso nas provas da Obmep”, destaca Carlos Roberto Siqueira, professor de matemática.
O estudante Luis Eduardo Conrado explicou que adora matemática e que a prova ajuda em outras disciplinas. “Eu pretendo um dia fazer engenharia, pois gosto de matemática. Acredito que o aluno ao fazer essa prova tende a crescer nas outras disciplinas, pois o grau de aprendizado é altíssimo e estimula o estudo”, enfatiza.

Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. “O trabalho é de convencimento pedagógico. Esse tipo de concurso estimula os estudantes. Os nossos mais de 800 alunos trabalham, diariamente, para se formarem bem nas disciplinas”, finaliza o diretor, Pedro Paulo Neto.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elias Ramos