Estudantes da Funec participam de programa de iniciação científica

PIBIC-JR contribui para o desenvolvimento do estudo e da pesquisa

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, vem realizando atividades para os estudantes com o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo (PIBIC-JR). O objetivo é desenvolver no aluno atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica.

Cerca de 60 estudantes do Ensino Médio Regular e dos cursos técnicos de Química, Análises Clínicas e Farmácia participam do projeto de inicialização científica. O formato permite a promoção do conhecimento e o preparação para a graduação. Os estudantes têm a missão de realizar pesquisas científicas, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula na criação e contribuição do aperfeiçoamento de produtos.

A Fundação possui 30 projetos inscritos no PIBIC-JR. Um deles é o projeto voltado para a alimentação saudável. Os estudantes utilizaram o Kefir, grãos probióticos que são produzidos por meio da fermentação do leite, para produzirem receitas funcionais. Foram feitos iogurtes, broas e pudins. O trabalho foi supervisionado pela Personal Gourmet, Margely Luísa.

O professor de microbiologia da Funec Centec, Rodrigo Lobo, que também é o coordenador do projeto explica a importância da atividade. “Atualmente os consumidores estão cada vez mais interessados e preocupados com a saúde, por isso dão preferência por alimentos funcionais. O kefir possui características probióticas que contém microrganismos vivos importantes na manutenção da flora intestinal e, com uma alimentação saudável, promovem a saúde. Com base nisso, o estudo teve como principal objetivo caracterizar e avaliar o comportamento de diferentes populações de grãos de kefir e derivados” explicou o professor.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Publicação: 12/07/2018