Estudantes da Funec desenvolvem projeto que visa auxiliar no aprendizado da matemática

A pesquisa foi destaque na Feira de Ciências da Universidade Federal de Viçosa

Dois estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, desenvolveram um projeto que visa facilitar o estudo e o aprendizado da matemática. A metodologia consiste em utilizar elementos de outras disciplinas na resolução de equações e fórmulas.

O projeto “Formação Humana na Matemática” foi criado pelos estudantes do 2º ano de Química, Sulamita Divina Gomes e Victor Domingues de Menezes. Nasceu depois de uma amostragem que apontou a dificuldade dos alunos em aprender matemática. Foram entrevistados 100 adolescentes, entre 15 e 18 anos.

Para os estudantes que desenvolveram o estudo, a memorização de fórmulas matemáticas é mais eficiente quando se usa conceitos lúdicos, música e jogos. Além da melhoria do aprendizado, a projeto conclui que a utilização de atividades interativas despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. “Pensamos em levar uma ideia em que todos os estudantes tivessem interesse por uma disciplina que é importantíssima em nossas vidas. Queremos motivar alunos e também professores, na formação de cidadãos”, destacou a estudante, Sulamita Divina.

A pesquisa foi orientada pela professora de filosofia, Neusa Aparecida. A professora foi uma das incentivadoras da proposta de integrar disciplinas para na construção do conhecimento. “Quando eu fiquei sabendo do tema quis me envolver ao máximo. O método é eficaz e mostra que é possível em unir as ciências humanas e exatas”, afirmou Neusa.

Destaque na UFV
O projeto foi apresentado na 4ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (FECITEC/UFV), em Florestal. A equipe ficou em um estande individual e apresentou a proposta para avaliadores, universitários e visitantes. “Quando levamos a nossa proposta fomos confiantes em espertar o interesse por nova forma de ensino”, enfatizou o estudante, Victor Domingues.

A feira é uma das mais famosas do estado. É conhecida por desenvolver e consolidar as relações acadêmicas de ensino, pesquisa e cultural. Além de estimular o desenvolvimento de atividades de iniciação científica e cria oportunidades para que os jovens do ensino fundamental, médio e técnico entrem em contato com diferentes culturas e profissionais, especialmente educadores e cientistas.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende