Estudantes da Funec debatem assuntos do cotidiano por meio de júri simulado

A proposta é fazer com que os estudantes tenham a capacidade de analisar e questionar as situações do dia a dia

Cerca de 200 estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, participam do projeto “Júri Simulado”. A ação é realizada todos os anos e tem o objetivo de despertar o censo crítico dos adolescentes. “Queremos fazer com que os estudantes aprendam a resolver situações baseados nos conceitos da ética”, destacou a idealizadora do projeto e professora de relações interpessoais e ética, Neuza Aparecida Rezende.

Para a escolha dos casos, os estudantes discutem em sala de aula assuntos relevantes e que os afetam no dia a dia para o serem julgados diante a escola. São 14 papéis representados na cena típica de um julgamento. Com direito a um juiz, promotor e até um advogado de defesa. O “Júri Simulado” é atuado pelos próprios alunos.

Com o papel da autoridade máxima, João Victor Gonzaga, que está no 1º ano de do curso técnico de Química, conta como foi protagonizar um papel tão difícil e ao mesmo tempo importante para a simulação, o de juíz. “É um trabalho que edifica bastante. Mostra que sempre existem formas de crescer e de ser diferente. É um papel difícil por que você tem que ter escolha rápidas. Aprendi as várias formas de tratamento, como se comportar e posicionar em um tribunal”, comemorou.

O projeto movimenta a escola e deixa os estudantes e professores entusiasmados. Para a professora Neuza a mudança de comportamento dos estudantes após o trabalho é notória. “O foco principal desse projeto é a formação humana. Trabalhamos o combate à timidez e às dificuldades de se socializar”, finalizou.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Fotos: Elaine Castro
Publicação: 15/08/2018