Estudantes da Funec dão show na Mostra Primavera das Ciências e das Artes

As 10 unidades da Fundação participaram com total engajamento.

Quem passou pela Mostra Primavera das Ciências e das Artes na última sexta-feira (20/9), no Museu do Trabalhador, pôde conferir os principais projetos e participar de oficinas oferecidas no lounge montado exclusivamente para os cursos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). As 10 unidades da Fundação participaram com total engajamento, seja com apresentações de trabalhos, manifestações culturais, organizando as oficinas ou enviando estudantes para prestigiarem o evento.

A Mostra contou com apresentações dos cursos de Análises Clínicas, Farmácia, Química, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Desenvolvimentos de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e Técnico em Cervejaria. Os estudantes participaram realizando oficinas de slime, galvanoplastia, perfume, kefir, bolhas de sabão gigante, quimioluminescência, entre outras. Eles também realizaram atividades voltadas para a área da saúde, como a conscientização a respeito da alimentação saudável, aferindo o nível de glicose no sangue, teste de tipo sanguíneo, além de apresentações sobre doenças causadas por bactérias, protozoários e outros parasitas e como preveni-las.

Do outro lado do grande lounge, dezenas de estudantes apresentaram no palco principal os projetos culturais desenvolvidos nas unidades como poesias, músicas, moda de viola, dança, manifestações artísticas, entre outros. Foi um material muito rico e variado durante toda a Mostra que durou das 9h às 21h e contou com a participação de mais de 7 mil estudantes de toda a Rede Municipal de Educação de Contagem.

Segundo a vice-presidente da Funec, Raquel Parreira, a Mostra foi uma oportunidade de levar para fora das unidades e apresentar à população todo o conteúdo que a Funec desenvolve, principalmente, por meio do Programa de Iniciação Científica Pibic Júnior, financiado com recursos próprios. “Ficamos muito orgulhosos dos nossos estudantes, pelo engajamento, dedicação, comprometimento e riqueza dos trabalhos realizados. A Funec tem se destacado na qualidade do ensino no país inteiro por meio das pesquisas, com os nossos jovens conquistando prêmios até mesmo internacionais, como também no bom resultado do Enem. Estamos avançando e cumprindo bem a nossa missão de prepará-los tanto para o mercado de trabalho como para o futuro acadêmico”, disse.

Engajamento dos estudantes

 A estudante do terceiro ano de Análises Clínicas da unidade Centec, Nathália Soares, estava satisfeita em poder levar ao público informações a respeito do resultado de sua pesquisa. Ela alertava sobre os perigos de compartilhar maquiagem. “Fizemos alguns testes nas maquiagens utilizadas por algumas pessoas e a amostra deu positiva para a bactéria staphylococcus aureus que habita na nossa pele, mas que pode causar até sepse caso o sistema imunológico da pessoa que utilizar essa maquiagem contaminada esteja alterado. Por isso, é muito perigoso compartilhar, temos que alertar, principalmente as mulheres, para tomarem os devidos cuidados.”, explicou.

Já as alunas Letícia Martin e Ana Victória Alves Rocha apresentaram algumas características do curso técnico em Cervejaria. Por serem tão jovens, pois ainda cursam o Ensino Médio, o interesse delas pelo mercado cervejeiro chamou a atenção de quem passava pelo stand. “Vimos esse curso como uma oportunidade profissional, de poder trabalhar em cervejarias, pois é um mercado em crescimento e muito promissor, além de podermos tentar empreender junto com outros sócios no setor”, disseram.

Outro stand bastante visitado pelos jovens em geral foi o de Jogos Digitais. O estudante do curso de Técnico de informática na Funec Riacho, Victor Alves, 18 anos, aproveitou o curso do Pronatec, Programação de Jogos Digitais, para enriquecer sua formação. Junto com o professor e outros alunos, eles desenvolveram um game de aventura, em que se passa na pré-história, período neolítico, na África, e o jogador enfrenta os perigos daquela época. O jogo está disponível no site: www.projetosapiens.com.br com uma versão demo gratuita. “O curso é excelente, muitas portas se abriram para nós. Hoje vemos nossa futura vida profissional e o mercado de trabalho com outros olhos. É uma experiência muito rica estar aqui hoje”, disse Victor.

Os estudantes da Funec Inconfidentes foram na Mostra caracterizados como moradores de rua, travestis e prostitutas, carregando placas com dizeres fortes chamando atenção e representando essas pessoas que vivem à margem da sociedade. “Decidimos representar a população invisível, em geral, e conscientizar a todos que essas pessoas são esquecidas e têm necessidades assim como nós”, disseram as alunas Samara Almeida, Marcela Caroline, Ana Zanetti, Sara Caroline e Jennifer Freitas.

Os alunos dos cursos de Farmácia, Análises Clínicas e Química movimentaram os stands dando um show de demonstrações de como é importante cuidar da saúde, prevenir doenças, entre outros. Eles também apresentaram as atuações no mercado de trabalho dos referentes técnicos. “É muito bom estar aqui hoje e poder mostrar um pouco do que estamos aprendendo e passar para as pessoas. Estamos super felizes pela oportunidade”, disse Marcelo Bueno, aluno do curso de Química do Centec.

Reportagem: Vanessa Trotta
Fotos: Geraldo Tadeu
Publicação: 27/09/2019