Estudantes da Funec-Centec apresentam projetos em Simpósio

O auditório também esteve lotado durante os bate-bapos com professores de universidades federais.

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, realizou um Simpósio de Química na semana passada para todos os estudantes do prédio da Regional Sede. Durante os dias, aconteceram mostras de trabalho, palestras e comemoração aos 150 anos da criação da Tabela Periódica.

Nos corredores da escola era possível ver projetos para lá de interessantes. A aluna do subsequente de Química, Tatiana Zanon Mingote, junto com o seu grupo criaram copos comestíveis a base de algas marinhas (agar agar). A ideia é mostrar novos meios de uso e preservação do Meio Ambiente.

Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. Preocupados com esse dado alarmante, o grupo de estudantes, elaborou o projeto que visa cuidar do Meio Ambiente e também da saúde. Uma vez que os copos de algas podem ser ingeridos e a longevidade deles é de até 30 dias dentro da geladeira.

“Elaboramos um projeto que fosse a contramão dos serviços ofertados pelas empresas no âmbito mundial. O nosso material pode ou não transferir o sabor para o líquido, mas tudo é saudável, não há poluição e o custo benefício é muito abaixo do existente”, explica Tatiana Mingote.

Além do experimento com algas (agar agar), outros grupos abusaram da criatividade nos corredores do Centec. O auditório também esteve lotado para os workshops de ex-alunos e profissionais das Universidades Federais do Estado. “Tudo maravilhoso. Celebrarmos os feitos que a Química fez durante a história da humanidade é de abrilhantar os olhos e é sempre bom estar no Centec para conhecer os projetos e ações dos professores e estudantes”, enfatiza a vice-presidente da Funec, Raquel Parreira.

Quem também ficou bastante satisfeita foi a presidente da Funec, Sueli Baliza, que visitou as instalações do prédio e ficou maravilhada com as apresentações sobre a importância da Química na sociedade, no auditório. “Fiquei muito satisfeita em ver o auditório cheio e mais ainda em ver o cuidado que a direção tem com os estudantes. Considero o Centec referência nos cursos técnicos em Contagem e vejo com bons olhos todos os simpósios que exaltem o ensino”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu