Estudantes da Escola Newton Amaral Franco são convidados a participar do Anima Mundi

Um dos maiores festivais de animação das Américas, o Anima Mundi está em sua 27ª edição e será realizado em julho.

Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Newton Amaral Franco, situada na regional Petrolândia, iniciaram em 2017 o projeto “Luz, Câmera e Ação!”, voltado para o cinema. Os trabalhos, oficinas e palestras sobre temas como cidadania, nutrição, inclusão social e artes foram feitos sob a coordenação da bibliotecária Sheila Rodrigues.

Os estudantes foram responsáveis por criar o roteiro, gravar e finalizar os filmes. Ao todo, foram produzidos dois curtas e sete animações. Os roteiros tiveram temas que são debatidos na escola, como preconceito, racismo, meio ambiente e amizade. Após finalizar o projeto, os curtas e as animações foram parar na tela do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e ficaram em cartaz durante uma semana.

Com todo sucesso feito, os trabalhos foram selecionados para participar de um dos maiores festival de animação das Américas, o Anima Mundi. O festival está em sua 27ª edição e será promovido no mês de julho.

“Esse convite que os estudantes receberam é motivo de satisfação e orgulho, por mostrar que a escola não se limita somente ao plano curricular, mas também se preocupa com o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam os planos curriculares. Ressalto que a Secretaria de Educação está sempre à disposição para dar o apoio que for preciso. Parabéns aos estudantes e professores envolvidos nesse projeto que foi um sucesso”, destacou a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

Anima Mundi

O Anima Mundi é qualificado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA) e o curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é elegível a participar das seleções para a disputa do Oscar.

A bibliotecária Sheila Rodrigues, coordenadora do projeto, destacou a felicidade em receber o convite para o festival e também a importância das atividades desenvolvidas dentro das bibliotecas da rede municipal: “O Anima Mundi é um festival de animação muito importante. Eu me sinto muito feliz e honrada por ter participado do projeto, que foi conduzido na biblioteca da escola. A biblioteca escolar é coadjuvante do processo ensino/aprendizagem, e existem muitos trabalhos bacanas sendo realizados nas bibliotecas da rede municipal”.

Reportagem: Nelson Augusto
Publicação: 16/05/2019