Estudantes contribuem para a preservação ambiental

Projeto de descarte legal do óleo de cozinha traz grandes benefícios para a natureza e ajuda no aprendizado.

Desde o início do ano estudantes e educadores da Escola Municipal Professora Maria Olintha armazenam óleo vegetal na instituição. O produto que seria descartado é repassado para uma empresa de coleta e reciclagem de óleo vegetal. A ação faz parte do projeto “De Olho no Óleo”, que tem o objetivo de promover o descarte de forma que beneficie o meio ambiente.

No galpão da escola ficam armazenadas as garrafas pet. Uma vez por semana a empresa vai até o local e recolhe os produtos que são levados pelos 780 estudantes. Em troca, a empresa fornece produtos de limpeza para a instituição. “Trabalhamos na conscientização dos alunos para a preservação dos rios e nascentes. O óleo é um forte inimigo, inclusive provocando o entupimento da rede de esgoto pública, se trabalharmos em equipe vamos conseguir reduzir a poluição em escala mundial”, destaca a diretora Adriana Palmeiras.

O material é beneficiado. Todo o óleo, inutilizável para o consumo, é transformado em combustível biodiesel. “Eu penso que o projeto ajuda a natureza. Reciclar o óleo é bom para o meio ambiente e a empresa também ganha. Descartar de forma legal é importante na preservação das nascentes e não causa prejuízo aos animais”, enfatiza Lucas Assunção, estudante.

A ação, que preserva o meio ambiente e beneficia escola, tem sido atrativa para os estudantes. A instituição criou um método divertido para a arrecadação do óleo vegetal. Cada estudante que leva uma garrafa pet, com o óleo, ganha uma espécie de dinheiro fictício. A moeda, denominada “Olintha”, faz menção ao nome da escola. Os estudantes passam períodos acumulando a moeda que depois pode ser trocada por visitas coletivas a museus, teatros e excursões. Tudo baseado nas propostas pedagógicas da escola. “A ideia de criar essa moeda é uma forma de ensinar matemática, economia e fazer com que os estudantes tomem decisões em grupo”, finaliza Adriana.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende