Estudante de Contagem é premiada em concurso de redação do Grupo Vallourec

A aluna competiu com cerca de 1500 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares.

A Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, Regional Industrial, teve uma estudante do 6º ano como campeã do concurso de redação do Grupo Vallourec. O tema escrito pela aluna ressaltava que o lixo é um risco na vida dos seres humanos e devido ao conteúdo apresentado por ela no texto, ganhou nota máxima e também a premiação.

Durante os últimos seis anos, o Grupo Vallourec tem feito nas comunidades que envolvem o entorno da empresa, ações multidisciplinares com estudantes das redes municipal, estadual e particular. Atividades voltadas às disciplinas de Português e Matemática sempre estão em pauta e nesse ano não foi diferente. O tema da edição do concurso  trazia o debate de como o lixo na vida dos seres humanos poderia ser um risco à saúde. Os textos passaram por uma pré-avaliação na escola e em seguida com profissionais da própria empresa. Cerca de 1500 alunos estavam envolvidos na competição. “Estamos satisfeitos por ver que a estudante conseguiu desenvolver o texto em começo, meio, fim e trabalhou a coerência. Pela faixa etária dela e o ano em que estuda, pudemos perceber que domina bem a escrita”, explica o analista ambiental da Vallourec, Daniel da Silva Grossi.

Por fazer atividades com turmas do ensino fundamental e médio, o Grupo Vallourec premiou a estudante, Isabelle Moreira Silva com um certificado e uma bicicleta e também a sua professora de Português que recebeu um kit com lembrancinhas selecionadas pela empresa. “Estou muito feliz e sou grata aos meus pais, professores e a diretora da escola que me incentivam a estudar. Foi graças ao meu esforço que fiquei em primeiro lugar. Quero dividir esse prêmio com todos que me apoiaram”, destaca Isabelle.

A estudante, moradora da Vila São Paulo, bairro simples, próximo a escola Virgílio de Melo Franco, colocou as ideias na ponta do lápis e falou da importância da reciclagem e os cuidados que se deve ter ao armazenar ou retirar o lixo de casa e os riscos à vida de familiares e vizinhos. Não foi à toa que a aluna, chamou a atenção do corpo educacional e foi selecionada pela escola para competir com os outros estudantes da região no concurso da Vallourec e a nota foi máxima. “Estamos felizes por ver o tanto que a Vallourec valoriza o trabalho dos professores e alunos. O tema da redação desse ano nos faz remeter aos cuidados que devemos ter com o nosso planeta e também as pequenas ações em nossos lares, ruas e praças”, enfatiza a diretora, Valma Alves da Silva.

Para a professora de Português, Cláudia Lopes Pereira, trabalhar produção de textos em sala de aula faz com que os alunos fiquem comprometidos com os temas atuais discutidos. Ela também afirma que todo o processo é incentivado e cobrado como notas para o semestre letivo. “O que me chama mais atenção com os meus alunos, é como eles conseguem pensar no presente e no futuro quando discutimos um tema. Eles são comprometidos e a cada semestre o reflexo dessas produções textuais são transformados em prêmios como esses que ganhamos mais uma vez pela escola”, finalizou a professora.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu