Escolas Municipais realizam prova digital para avaliar estudantes do 5º ano

Testes visam medir o aprendizado e a qualidade de ensino

O estudantes do 5º ano de dez escolas municipais de Contagem participaram de uma prova digital para testar os conhecimentos. O teste, realizado em computadores, foi aplicado pela Fundação Lemann em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é levantar uma amostragem sobre aprendizado, qualidade de ensino e, consequentemente, avaliar os estudantes da rede.

O teste do QEdu é composto por questões de português e matemática. Elas seguem os moldes do sistema da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Em Contagem o QEdu começou a ser aplicado no dia 25 de junho e vai até sexta-feira (29). Após a a realização da provas os dados serão tabulados. Com base nas notas, a Secretaria Municipal de Educação criará estratégias para sanar as deficiências.

O resultado servirá também como diagnóstico para ações em outras disciplinas e turmas. “Uma avaliação sistêmica é muito útil aos planejamentos da Seduc para as escolas do município. Além disso os testes são uma forma de incentivar os alunos a buscar cada vez mais os estudos e bons resultados”, destacou a superintendente do Ensino Fundamental da Seduc, Benta Maria de Oliveira.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu