Escola Municipal Ricardo Braz visita Galpão Reciclar Perobas

Cerca de 40 estudantes da escola da regional Sede participaram de palestras e oficinas sobre reciclagem.

Os estudantes da Escola Municipal Professor Ricardo Braz Gomes Barreto, na regional Sede, estiveram no Galpão Reciclar Perobas, para uma aula interativa sobre reciclagem, e também participaram de oficinas sobre os cuidados com o lixo e a importância da coleta seletiva na cidade. A ação, realizada na sexta-feira (7), fez parte da Semana do Meio Ambiente.

Cerca de 40 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental estiveram na sala multimídia, onde as agentes do Meio Ambiente falaram sobre a importância da coleta seletiva. No município, são coletadas, em 20 bairros, aproximadamente 100 toneladas por mês, o que contribui com o aumento da vida útil do aterro sanitário, além de diminuir o descarte em vias públicas e outros locais impróprios.

“As crianças são agentes multiplicadores ao informar aos pais e vizinhos sobre o que elas têm aprendido na escola. Trazê-las ao Galpão Reciclar é mostrar que a cidade de Contagem trabalha e zela pelo descarte correto do lixo”, explica a diretora Maria do Carmo Nogueira.

Carrinhos de Coleta

A Prefeitura de Contagem vai distribuir 18 carrinhos para quem trabalha na coleta seletiva. Serão carrinhos de duas rodas, que trarão mais conforto no dia a dia dos catadores. A Associação de Catadores de Material Reciclável de Contatem (Asmac) vai receber 44 carrinhos para transporte de bags, três carrinhos para transporte de materiais empilháveis, seis carrinhos plataforma, uma mesa de triagem, duas balanças eletromecânicas e três tendas. Tudo será entregue na segunda quinzena de junho.

A liberação dos recursos foi obtida pelo Fundo Municipal de Trabalho e Renda Solidária, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda. Todos os equipamentos atendem as regras de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Paulo Pereira