Educadores participam do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Ciclos de palestras e debates vão até maio

Cento e vinte educadores participaram da abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Contagem. O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal Heitor Villa Lobos. Na aula inaugural os participantes assistiram palestras sobre as necessidades da criança durante o aprendizado, tecnologias em sala de aula e sobre as metodologias de ensino na educação infantil.

As palestras foram ministradas por profissionais renomados que atuam e desenvolvem pesquisas sobre educação. O PNAIC chega à 5ª edição em Minas Gerais e propõe uma significativa colaboração na atuação dos professores na rede municipal e estadual.

A temática desta edição é voltada para os jogos digitais e o processo de formação dos docentes.As palestras e debates buscarão soluções e novos métodos de ensino para crianças de 4 a 7 anos em período de alfabetização. “Construir experiências no caderno de currículo infantil traz novas práticas para a escrita, leitura e uma nova discussão sobre o ensino municipal”, destaca a professora, Maria Claudia da Silva.

Os módulos de estudos terminam em maio de 2018. O foco é ampliar as ações de estudos e reflexões. “O encontro serviu para mostrar novas metodologias de ensino para as crianças aprenderam a linguagem escrita. Os jogos digitais serão uma ferramenta mais lúdica e inovadora no processo de aprendizagem tanto do professor quanto do aluno”, afirma a gestora de formação, da Seduc, Lucimara Alves da Silva.

Para conhecer mais sobre o PNAIC e baixar os conteúdos de estudo clique aqui

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende