Educação celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O dia 2 de abril foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, para difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticadas.

Em Contagem, cerca de 300 estudantes com o TEA, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, estão matriculados na Rede Municipal de Ensino. Nesta data, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) reforça a importância de todos se conscientizarem a fim de reduzir o preconceito e ajudar as famílias, profissionais de educação e os próprios estudantes, promovendo uma efetiva inclusão social e escolar.

De acordo com informações do Ministério da saúde, os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum maior ou menor limitação na comunicação, na interação social, e comportamentos estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e também acolhimento, amor e atenção podem proporcionar qualidade de vida para os autistas e suas famílias.

Grupo de Apoio A+

O município conta com vários grupos de apoio ao autista, pais e familiares, sendo um dos mais conhecidos o A+ (Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem). Para se cadastrar no Grupo A+ ou marcar uma reunião, é necessário entrar em contato com uma das integrantes da diretoria do grupo.

Josy: 31- 99455-3476

Ivana: 31- 98408-8176

O Grupo A+ está localizado na  Rua Miguel de Souza Arruda, 50, Centro, Contagem.  Para atendimento, somente com agendamento.

#Respectro