Departamento de Inclusão da Seduc realiza terceira formação com profissionais e estagiários

Ao todo 840 estagiários, cuidadores, intérpretes e instrutores de Libras estiveram no Sest Senat em Contagem.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Projetos Especiais, realizou, na última quinta-feira (17), no auditório do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), a 3ª Formação dos Profissionais de Apoio à Inclusão da Rede Municipal de Ensino.

O auditório ficou lotado e contou com a participação de cuidadores, estagiários, intérpretes e instrutores de Libras. A importância dessa capacitação foi dar subsídios e ferramentas aos profissionais/estagiários, para compreender as dificuldades da inclusão e os desafios no âmbito escolar para esse público e principalmente o foco na funcionalidade do cérebro e no comportamento humano.

“O primeiro passo é obter o conhecimento e descobrir quem é esse estudante da inclusão e de que maneira vamos criar estratégias e mediações para que ele possa ter o direito de acessar a todos os conteúdos pedagógicos”, explica a superintendente de Projetos Especiais e Parcerias da Seduc, Ludmilla Skrepchuk Soares.

Atualmente a Rede possui 660 estagiários em exercício; 120 cuidadores, sendo que desses, sete são de enfermagem devido à complexidade das múltiplas deficiências. E também um todo de 57 intérpretes e instrutores de Libras. “Vejo como positiva as formações que a Rede elabora para todos nós futuros educadores. Na faculdade o conteúdo ainda não é tão elaborado e dessa forma, o meu olhar é alegre ao ver que a Seduc preocupa com o bem-estar dos seus profissionais e também estudantes”, finalizou a estagiária da E.M. Sócrates Mariani Bittencourt, Poliana Flávia Guimarães.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu