Cursos da Funec preparam estudantes para o mercado de trabalho

A iniciativa tem por objetivo a preparação do cidadão para o mercado de trabalho

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), em parceria com o governo federal está transformando a vida de cerca de 300 pessoas que estão em busca de qualificação profissional ou inserção no mercado de trabalho. A instituição está promovendo, gratuitamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a fim de promover a preparação do cidadão para o emprego.

Os cursos ministrados são: Instalador e Reparador de Redes de Computador, Editor de Maquetes Eletrônicas, Editor de Projeto Visual Gráfico, Desenhista de Produtos Gráficos, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Barbeiro, Cuidador de Idosos, Esteticista de Animais Domésticos, Fotografia, Maquiador e Programador de Sistemas, Programador Web, Garçom, Inglês Básico e Gestor de Condomínio. Todos de curta duração.

O instrutor do curso de fotografia, Hiero Júnior, falou sobre as várias oportunidades que os estudantes podem ter ao final do curso. “Esse projeto é muito bom, porque oferece diversas possibilidades, para quem está em busca de novos desafios. A fotografia, em especial, é um ramo bom para atuar. Outra situação é o fato de servir de terapia para os que buscam ter outra visão de mundo. É gratificante compartilhar meus conhecimentos com os alunos”, informou.

Com 59 anos de idade, a aluna de fotografia Maria Aparecida Gomes Primeiro, disse estar alcançando algo pretendido há anos. “Meu filho me enviou uma câmera fotográfica da Áustria. Quando recebi eu fiquei apavorada porque não tinha facilidade com a tecnologia. Fui me acostumando aos poucos com o equipamento e resolvi me inscrever no curso que era um sonho antigo. Eu sempre busco fazer aquilo que gosto. Fotografar é uma delas”, informou.

De acordo a coordenadora pedagógica, Clarice Helena, as ações estão obtendo resultados positivos. “O programa além de preparar a pessoa para o primeiro emprego e ou qualificar o profissional na área que ele atua, também visa dar autonomia para aqueles que querem gerar empregabilidade autônoma. A Funec, no seu histórico de ensino profissionalizante, reúne condições ideais para desenvolver a preparação e inserção de profissionais no mercado de trabalho. Isso está sendo possível devido o olhar sensível do governo quanto ao favorecimento da economia no município”, relatou.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Sistema Nacional de Emprego (Sine), e Centro de Formação do Trabalhador (Cefort).

Reportagem: Anderson Pena
Fotos: Elaine Castro