Contagem inicia as aulas não presenciais na próxima quarta-feira, 3 de março

A volta às aulas não presenciais das escolas municipais e da Funec (Fundação de Ensino de Contagem) começa em Contagem na próxima quarta-feira (3/3). Para melhorar o processo de ensino não presencial, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou vários encontros com dirigentes escolares e fez o levantamento de dados por meio de uma pesquisa com as escolas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, o calendário escolar de 2021 da Rede Municipal de Ensino está alinhado com o calendário da rede estadual e garante aos estudantes os recessos de junho e outubro, além de todos os feriados municipais e nacionais.

Inicialmente, as atividades escolares não presenciais começariam no dia 1º de março, no entanto, para concluir as diretrizes encaminhadas para as escolas, a Seduc alterou a data para a próxima quarta-feira (3/3) considerando os dias 1º e 2 escolares sem interação com os estudantes.

A Seduc também estabeleceu o período de 8 a 26 de fevereiro para planejamento pedagógico e processos formativos. Foi realizado um diagnóstico sobre as ferramentas e os métodos adequados para as atividades escolares com os estudantes, no intuito de ampliar o acesso e potencializar o uso de ferramentas digitais. Orientados pela pesquisa, entendeu-se que era possível trabalhar com variados recursos para atender melhor cada escola na sua necessidade.

Desta forma, cabe a direção da escola com sua equipe de educadores escolherem a ferramenta e a plataforma a serem utilizadas para as atividades pedagógicas com os estudantes. “A preocupação da secretaria foi respeitar as características territoriais e os processos que já foram construídos em cada unidade escolar”, diz o subsecretário de ensino, Anderson Cunha.

Para aqueles estudantes e famílias que tiverem dificuldades no acesso à internet ou não tiverem as ferramentas de acesso (celular ou computador), será disponibilizado materiais de apoio impressos para que sejam retirados nas escolas ao menos duas vezes por mês. As escolas também disponibilizarão os livros didáticos para auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades não presenciais. Para evitar aglomerações, cada unidade escolar definirá os dias e horários para a retirada e devolução do material, respeitando todas as normas sanitárias.

Educação continuada

Durante o mês de março,  será realizado treinamento com os educadores de todas as unidades, além de reuniões com as pedagogas e pedagogos para alinhamento das diretrizes da política educacional da rede municipal. A Seduc ofertará 20 horas de atividades formativas em ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, priorizando o uso de ferramentas disponíveis no mercado e aquelas que a pesquisa apontou como as que mais têm impactos junto aos estudantes. Segundo a diretora de ensino da Seduc, Clélia Rocha Picinin, será necessário a preparação dos professores e da equipe pedagógica.

As orientações para as escolas, serão disponibilizadas por meio de um e-book Guia de Orientações Pedagógicas. Além do guia, vídeos informativos sobre o funcionamento das atividades também serão disponibilizados.  “Nosso diferencial é que não começamos o ano letivo convocando os estudantes para as atividades não presenciais. Tivemos um período de três semanas para nos dedicarmos ao planejamento antes mesmo de começarmos as atividades com os estudantes”, relata Anderson Cunha. De acordo com ele, a Seduc orientou o planejamento com ações exercidas em cada semana no período de 8 a 28/2.

Repórter Milla Silva