Centro de Memória da Educação

O Centro de Memória de Educação, criado em 2021, tem por finalidade recuperar e divulgar a memória e a história da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem e promover ações de valorização e preservação do patrimônio educativo material e imaterial do município junto às escolas e comunidade.

Para isso, realiza trabalho permanente de identificação, coleta, inventário, conservação, preservação e divulgação de documentos, fotos, registros e objetos relativos à memória e à cultura escolar de Contagem, incentivando e elaborando estudos e pesquisas sobre a história da educação.

Conheça os projetos do Centro de Memória

MAVE – MOSTRA AUDIOVISUAL ESCOLAR

A MAVE pretende promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica.

1ª MAVE – Minha Escola tem Memória

O tema da 1ª MAVE é “Minha Escola tem Memória” e a proposta é que os participantes produzam vídeos contando suas memórias e sentimentos com relação a escola, refletindo sobre como é estar longe do espaço escolar durante esse período de pandemia. Essa ação envolve a Seduc, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Leia o regulamento e participe: Clique aqui.

2ª MAVE – Sankofa: Revelando negras histórias

O tema da 2ª MAVE é “Sankofa: Revelando negras histórias”.

Confira o Edital para crianças e estudantes de Cemeis e da Rede Municipal de Educação: Clique aqui.

1ª. Retificação – II MAVE – SEDUC_2022: Clique aqui.

2ª. Retificação – II MAVE – SEDUC_2022: Clique aqui.

3ª. Retificação – II MAVE – SEDUC_2022: Clique aqui.

Confira o Edital para estudantes da Funec: Clique aqui.

1ª. Retificação – II MAVE – FUNEC_2022: Clique aqui.

2ª. Retificação – II MAVE – FUNEC_2022: Clique aqui.

3ª. Retificação – II MAVE – FUNEC_2022: Clique aqui.

Lista de Classificados: Clique aqui.

3ª MAVE – A paz como cultura: vivencie esta ideia

Na atualidade, vivemos em um mundo complexo no qual a vida em sociedade está ameaçada por posturas e discursos que propiciam a expressão concreta das violências seja nas escolas seja em outros espaços da sociedade. Assim sendo, a MAVE – edição 2023 tem como tema “A PAZ COMO CULTURA: VIVENCIE ESSA IDEIA”, a fim de propiciar um espaço de reflexão crítica, produção de conhecimento e de ações de promoção da paz como cultura por meio do audiovisual.

O concurso será realizado de 16/06/2023 a 01/12/2023.

Confira o Edital para estudantes da Funec: Clique aqui.

1ª. Retificação – III MAVE – SEDUC_2023

1ª. Retificação – III MAVE – FUNEC_2023

MEMÓRIAS EM REDE: HISTÓRIA ORAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE CONTAGEM

Esse projeto tem como objetivo recuperar e valorizar, por meio de entrevistas de história oral, a trajetória de profissionais aposentados da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem que contribuíram para a construção da educação no município. Busca-se também identificar e divulgar os acervos pessoais dos entrevistados que dizem respeito à sua trajetória na educação em Contagem.

As entrevistas começam em agosto e serão realizadas no estúdio da UNA-Contagem. Se você é ou conhece um (a) profissional da educação aposentado (a) da Rede Municipal ou da Funec e gostaria de contribuir com esse projeto entre em contato com a gente.

TRILHA DO SABER EM REVISTA

Lançado em outubro de 2022 o periódico é uma publicação da Secretaria Municipal de Educação de Contagem (SEDUC) e da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC).  Tem como objetivo divulgar a produção acadêmica dos(as) profissionais da educação de Contagem, relatos de experiências das práticas pedagógicas transformadoras nas unidades escolares, artigos científicos e entrevistas com pesquisadores(as) da Educação.

Para enviar artigos, relatos e outras contribuições para a revista acesse o convite Clique aqui.

Para ter acesso às normas de publicação Clique aqui.

Para ter acesso à Autorização para Publicação Clique aqui.

MINHA ESCOLA TEM NOME DE MULHER

Este projeto realizado em parceria com as crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino, orientados pelos(as) educadores(as), tem como objetivo pesquisar, divulgar e valorizar as histórias das mulheres que dão nomes às escolas de Contagem. A iniciativa permitirá que as comunidades escolares conheçam melhor a sua própria história e que todas(os) nós possamos conhecer a trajetória dessas mulheres.

Acesse o Regulamento Clique aqui.

BUNITEZAS

É o Selo Literário de Contagem criado pela Secretaria Municipal de Educação a fim de viabilizar a publicação de obras literárias produzidas ou organizadas por profissionais da educação da rede.

CONFIRA O EDITAL BUNITEZAS 2023

FIQUE POR DENTRO DA HISTÓRIA DE CONTAGEM, ACESSE AS REVISTAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Revista de Educação Patrimonial, Nº 1

Revista de Educação Patrimonial, Nº 2