Centro de Memória da Educação

O Centro de Memória de Educação, criado em 2021, tem por finalidade recuperar e divulgar a memória e a história da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem e promover ações de valorização e preservação do patrimônio educativo material e imaterial do município junto às escolas e comunidade.

Para isso, realiza trabalho permanente de identificação, coleta, inventário, conservação, preservação e divulgação de documentos, fotos, registros e objetos relativos à memória e à cultura escolar de Contagem, incentivando e elaborando estudos e pesquisas sobre a história da educação.

Conheça os projetos do Centro de Memória

1ª MAVE – Mostra Audiovisual Escolar

A MAVE pretende promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica. O tema desta edição é “Minha Escola tem Memória” e a proposta é que os participantes produzam vídeos contando suas memórias e sentimentos com relação a escola, refletindo sobre como é estar longe do espaço escolar durante esse período de pandemia. Essa ação envolve a Seduc, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Leia o regulamento e participe: Clique aqui.

Memórias em rede: história oral dos profissionais da educação de Contagem

Esse projeto tem como objetivo recuperar e valorizar, por meio de entrevistas de história oral, a trajetória de profissionais aposentados da Rede Municipal de Educação e Fundação de Ensino de Contagem que contribuíram para a construção da educação no município. Busca-se também identificar e divulgar os acervos pessoais dos entrevistados que dizem respeito à sua trajetória na educação em Contagem.

As entrevistas começam em agosto e serão realizadas no estúdio da UNA-Contagem. Se você é ou conhece um (a) profissional da educação aposentado (a) da Rede Municipal ou da Funec e gostaria de contribuir com esse projeto entre em contato com a gente.

Onde estamos?
Na Secretaria de Educação de Contagem, Rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial – Contagem/MG
Contato: centrodememoria@edu.contagem.mg.gov.br