Estudantes premiados por projetos voltados a energia sustentável

Escolas de Contagem participaram do Prêmio Arcellor Mittal de Meio Ambiente

As escolas municipais de Contagem ficaram bem posicionadas no Prêmio Arcellor Mittal de Meio Ambiente, conhecido também por trabalhar com jovens a valorização do meio ambiente de forma sustentável e inteligente. A ação conjunta foi entre a empresa Belgo Bekaert e Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O tema abordado deste ano foi o “Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade”. Os professores desenvolveram projetos com os alunos para propor formas de energias sustentáveis na cidade. Eles recebem material educativo para ser trabalhado em sala de aula. Ao longo do ano letivo, os alunos fizeram atividades a partir do tema definido para a edição anual e incorporaram à reflexão aspectos relacionados à cidadania e à ética. As escolas convidadas foram divididas nas categorias Cientista Mirim com turmas do 1º ao 5º ano e Cientista Jovem, do 6º ao 9º ano.

Para estimular a criatividade dos seus alunos inscritos, a Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, deu total liberdade para que eles pudessem levar projetos inovadores. O resultado foi primeiro lugar nas duas categorias que competiram. Foram premiados os trabalhos “Aquecedor Solar com Garrafa Pet” (Categoria Cientista Mirim II), “Mini Biodigestor Caseiro” (Categoria Cientista Jovem I) e “Bicicleta com Carregador de Celular” (Cientista Jovem II).

“O projeto com a Belgo traz para a escola um crescimento. Uma vez que os alunos conseguem desenvolver um projeto que eles possam perceber uma necessidade na comunidade”, ressalta a professora e coordenadora dos projetos da escola Vasco Pinto da Fonseca, Fabíola Aparecida Cunha.

Uma das estudantes premiadas, Vithória Julia, ressalta que além de ganhar, o mais importante foi participar da competição e desenvolver novas tecnologias para uso e cuidado com o planeta. “O meu grupo criou um sistema de energia limpa por meio de garrafas pet. Eu acredito que esse modo é simples e eficaz no que diz respeito ao uso e cuidado com a Terra”, explica.

A inventora do “Biodigestor Caseiro”, Letícia Ester Almeida, enfatiza que é possível transformar a matéria orgânica em forma renovável para a cidade e o campo. O seu grupo pegou um galão de água mineral vazio, colocou restos de matéria orgânica e acoplaram à uma mangueira de gás de cozinha que interligava a um fogão. O resultado foi um gás mais limpo e sustentável para o uso. “O nosso trabalho foi bem eficaz porque pensamos na nossa cidade e também nas pessoas que moram na zona rural”, destaca.

Outro projeto que ganhou destaque foi o “Carregabike”, feito pelos alunos do 8° ano, a ideia foi pensada na maneira de carregar o aparelho celular ao andar de bicicleta. Os alunos criaram um motor que fica no guidão e por meio da energia cinética (ou do movimento) a bateria do celular carrega. “Nós vimos muitos vídeos ensinando como fazer, então usamos um motor que capta a energia cinética e a transforma em energia elétrica”, finalizou a aluna, Nirella Fraga Coelho.

Mais Escolas de Contagem Premiadas

As Escolas Municipais Doutor Sabino Barroso, Ivan Diniz Macedo e Pedro Pacheco de Souza, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Quem ficou em primeiro lugar ganhou troféu ouro para a escola, medalha ouro para alunos e professores, certificado e cheque no valor de R$1.000,00. Para os 2º e 3º colocados, a premiação foi o troféu e medalhas de prata e bronze. As premiações serão entregues às escolas a partir da segunda quinzena do mês de novembro.

Os projetos classificados em 1º lugar, em cada categoria, concorreram com os projetos vencedores das demais unidades da Belgo Bekaert e da ArcelorMittal, na etapa corporativa. O resultado da etapa corporativa será divulgado no mês de novembro.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)