Alunos da Funec-Centec abordam filosofia e ética em formato de júri

Assuntos do cotidiano foram tratados no trabalho escolar, despertando o senso crítico dos estudantes.

Os estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec-Centec) apresentaram um trabalho voltado para a cidadania, com debates em forma de júri, no auditório da escola. A apresentação serviu para trabalhar a formação humana e o senso crítico na matéria de filosofia e ética.

Os mais de 200 adolescentes lotaram o auditório para assistir a interpretação dos colegas. A professora que leciona a disciplina, Neusa Aparecida de Resende, busca formas de deixar as aulas mais criativas. Por isso criou o “Júri Simulado”, trabalho que é a representação de um audiência. Os educandos, que estavam à frente do palco, vestiam roupas sociais para representar o corpo de jurados, os advogados, e promotores. Até a toga e o martelo, que são itens característicos da autoridade máxima, o juiz, esteve à disposição para o uso.

Temas como a “Liberdade Religiosa”, “Eutanásia”, “Maioridade Penal”, “Identidade de Gênero”, entre outros, foram abordados. No final de cada apresentação o público ia ao êxtase por se tratar de temas que fazem parte do cotidiano. “Eu adoro a aula prática. Quando discutimos conteúdo, procuramos levar de forma lúdica aos alunos da unidade. Amo socializar os temas que dou em sala de aula”, explica Neusa.

O projeto tem mudado a postura dos estudantes dentro de sala. “Eu gosto de aulas que falam dos temas que são levados ao debate. Aprendi muito sobre o que é a liberdade religiosa e foi incrível fazer parte do corpo de jurados”, enfatiza Thamires Braga, aluna do Centec.

Para o diretor, Paulo Figueiredo, é importante os adolescentes terem o senso crítico para avaliar o mundo que os cerca e saber defender as suas opiniões. “Mérito da professora Neusa. Ela os estimula a se posicionarem em suas opiniões particulares. Acredito que trabalhos como esses formam cidadãos qualificados”, finaliza.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende