Alunos da Escola Eli Horta recebem o projeto Cidade Verde

Objetivo é criar entre os estudantes hábitos saudáveis e a cultura da preservação ambiental

Os estudantes da Escola Municipal Eli Horta Costa participaram na semana passada do plantio de hortaliças nos fundos da instituição de ensino. Os alunos puderam acompanhar de perto a ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq).

A Eli Horta foi a primeira escola municipal a receber o projeto Cidade Verde, cujo objetivo é plantar 100 mil mudas de árvores e hortas urbanas até 2020. Foram plantadas sementes de salsinha, tomate, alface, couve e cebolinha. O assessor educacional da Semas, Rodrigo Ribeiro, explica que a proposta é conscientizar os alunos a terem uma alimentação saudável, praticar a produção sustentável sem agrotóxico e preservar o meio ambiente. “Além de cultivarmos a horta, o principal objetivo é a educação ambiental. Os alunos terão atividades extracurriculares para aprender sobre os nutrientes, vitaminas, estudo do solo e a manutenção do local, feita com o aval dos professores”, detalha.

Quem adorou a ideia de ter uma horta na escola foi a estudante Ana Luíza. Ela destaca que os colegas de sala poderão entender o sentido de cuidar do novo espaço. “Preservar a natureza é de extrema importância. Acredito que nós estudantes daremos mais atenção para essa causa”, enfatiza.

Segundo a Semas, outras escolas de Contagem receberão hortas comunitárias. A meta é que essa ideia também seja levada para dentro das casas do povo contagense. “Queremos multiplicar ideias e trabalhar sustentabilidade na cidade”, explica Ribeiro.

A horta será inaugurada na Festa da Família, no próximo dia 20. “Fico feliz em ver os alunos trabalhando e aprendendo como cuidar de uma horta. A iniciativa é boa e pretendemos levar a produção para a cozinha da escola”, finaliza a diretora, Mary de Souza.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Cássio Matias