Saúde da Mulher e Criança

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:02

O SUS possui a Política Integral de Saúde da Mulher (PNAISM) e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Essas políticas estão relacionadas à ampliação do conceito de saúde da mulher e da criança para garantir à efetivação de medidas que permitam a integralidade da atenção e a redução de vulnerabilidades e riscos.

No município de Contagem, toda mulher tem direito as ações de promoção e prevenção do Câncer do colo uterino e de mama, além do planejamento familiar , tendo acesso à informações sobre métodos e técnicas para a prevenção da gravidez. São oferecidos métodos contraceptivos como DIU, Anticoncepcionais orais e injetáveis e camisinhas.

Já no caso das gestantes, a realização do pré-natal, incluindo o acompanhamento durante toda gravidez e puerpério, com acesso a realização de exames, consultas e orientações na Unidade Básica de Saúde e, em casos de gravidez de risco, no Centro de Consulta Especializada, sem perder a vinculação com sua unidade de referência.

O acompanhamento é importante para detectar doenças que possam afetar o desenvolvimento do bebê, a saúde da mulher e também orientar a mãe sobre o aleitamento materno, vacinas e cuidados com a criança.

A atenção integral e humanizada ao recém-nascido prevê desde o contato imediato do bebê com o abdômen ou o tórax da mãe (de acordo com a vontade) e estimulo à amamentação ainda na primeira hora de vida. Tem ainda direito ao acompanhamento sistematizado através de consultas de puericultura para a avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança na Unidade Básica de Saúde.

Os princípios que orientam esta Política em nosso município afirmam a garantia do direito à vida e à saúde, acesso universal de todas as crianças e mulheres com equidade, integralidade e humanização da atenção prestada.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:02