Equipe de Consultório na Rua

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:45

O  Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde. A equipe do Consultório na Rua (CnR) desenvolve ações de saúde de forma integral frente às necessidades dessa população, agindo de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com outros equipamentos de saúde como  as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Urgência e Emergência e a outros pontos de atenção da rede de saúde e intersetorial.

Na saúde mental o trabalho é de abordagem e sensibilização quando verificada a necessidade de tratamento, promovendo a inserção dos usuários nos programas e serviços ofertados no Município. O Consultório na Rua também atua na lógica da prevenção do adoecimento e da promoção da saúde mental, da redução de danos; realizar atendimentos dos quadros de menor complexidade e direcionando os de maior complexidade para os equipamentos mais apropriados.

Em contagem foi instituída em fevereiro de 2019 a primeira equipe de CnR, sendo composta pelos seguintes profissionais enfermeiro, psicólogo, assistente social, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em enfermagem.

As ações desenvolvidas incluem:

  • Abordagem e acolhimento dos moradores de rua;
  • Cadastramento de Usuários;
  • Desenvolvimento de atividades coletivas para apresentação da proposta de trabalho;
  • Conhecimento de cada sujeito e construção das estórias pessoais e coletivas;
  • Desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de agravos, com foco especial às DSTs/AIDS.
  • Intervenções de cuidado tais como: vacinação, pequenos curativos, busca ativa;
  • Encaminhamento à Rede, estabelecendo fluxos de atendimento na rede de saúde.
  • Garantia de vínculo com a equipe do Consultório na Rua e com a equipe de atenção básica responsável pelo território;

Garantia de ações para o cuidado in loco, a partir da abordagem ampliada dos problemas de saúde e sociais, bem como ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para publicações e fluxos clique aqui.

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:45