PSE

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:29

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e foi instituído em 2007. São 12 anos de implementação. Ele constitui estratégia para a integração e a articulação entre as equipes de Saúde da Atenção Primária com a educação, no planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos educandos. Juntos, assumem o compromisso de desenvolver atividades envolvendo doze ações (que podem ser trabalhadas sozinhas ou combinadas) para o cuidado à saúde no ambiente escolar.

As doze ações são:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (obrigatório a realização em todas as escolas aderidas)
  2. Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas
  3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
  4. Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos (clique aqui)
  5. Prevenção das violências e dos acidentes (clique aqui)
  6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação
  7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor
  8. Verificação e atualização da situação vacinal
  9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
  10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
  11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS
  12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração

O município de Contagem fez a adesão ao ciclo 2023/2024, que terá duração 24 meses. Contagem pactuou nesse ciclo 84 escolas: 53 escolas municipais e 31 CEMEIS. Dentre as escolas municipais 12 tem educação para jovens e adultos (EJA). Para conhecer quais escolas clique aqui.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:29