Visão Geral do Município

O município de Contagem localiza-se na região central do estado de Minas Gerais e integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. É o terceiro município mais populoso do estado com 621.865 habitantes e o 33º município mais populoso do Brasil, segundo  o último censo de 2022 divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 99,1% de sua população vive em áreas urbanizadas. 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Julho/2023.
Elaboração: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

 

 

Sua localização privilegiada ajudou o município a transformar-se em um centro agregador importante de atividades manufatureiras, bem como de atividades voltadas para as áreas de comércio e serviços. 

A vocação industrial de Contagem foi marcada pela construção de seu primeiro distrito industrial: a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias, na década de 40. Tal iniciativa trouxe ao município grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo transporte e energia. Inicialmente os investimentos foram direcionados para os ramos tradicionais da indústria como metal mecânico e minerais não-metálicos. A partir da década de 50 e 60, com a criação do Centro Industrial de Contagem (1966), a indústria do município foi diversificada passando a agregar indústrias de bens de capital e de consumo durável. 

A partir das duas últimas décadas o município também vem atraindo os segmentos mais modernos da indústria com destaque para os ramos da indústria de equipamentos eletroeletrônicos e de comunicação e da indústria de alimentos e, mais recentemente, segmentos da indústria 4.0 com a chegada de um importante centro de inovação e logística. Contagem também se destaca pela expansão das atividades voltadas para o comércio e serviços.  

Contagem possui 7 distritos industriais, sendo 6  geridos pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e 1 particular. 

As atividades desenvolvidas nos distritos são múltiplas, abrangendo principalmente: indústria automotiva, indústria metalmecânica, produção de minerais não metálicos, indústria eletroeletrônica, indústria química, tecnologia da informação (TI), fármacos e ciências da vida, fabricação de polímeros (borracha e plástico), indústria moveleira, alimentos e bebidas, confecção de artigos de vestuário e acessórios, indústria gráfica, fabricação de equipamentos médico hospitalares e instrumentos de precisão, dentre outras. 

Aliado a grande diversificação de seu parque industrial, o município também agrega uma rede de serviços especializados, universidades, escolas técnicas de formação profissional e um mercado consumidor promissor. 

  • Com área de 194,746 km², o município de Contagem está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte; 
  • As cidades limítrofes são: Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Ibirité; 
  • Em seu perímetro urbano cortam duas principais rodovias: a BR 040 (ligando Brasília e Rio de Janeiro) e a BR 381 (ligando BH e São Paulo); 
  • A sede municipal está localizada a 10 quilômetros do Aeroporto da Pampulha e a 35 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins); 
  • O município é cortado também pela Ferrovia Centro Atlântica (importante para a integração do transporte de cargas entre Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). 
Fonte: CONTAGEM – Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023. Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Elaboração: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: CONTAGEM. Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023. 
Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC). 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Elaboração: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.