Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Transcon apresenta novas propostas de regulamento de serviços de transporte de Contagem

Notícia Principal - 05/11/2021, 17:18:02 - Repórter: - Foto: Equipe Transcon

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon apresentou ao Conselho Municipal de Transportes, em reunião na última quarta-feira (3/11), na sede da Prefeitura, uma proposta de alteração do Regulamento do Serviço Público de Transporte Escolar e de regulação do Serviço de Transporte Fretado. O encontro contou com a participação do presidente da Transcon, Renato Ribeiro, de diretores da autarquia, representantes do poder público, operadores e usuários dos serviços de transporte.

O diretor de Transportes da Transcon, Luís Castilho, discorreu sobre os projetos de regulação do transporte fretado e revisão da regulação do transporte escolar e abriu o debate para os representantes do conselho. “É um importante avanço para Contagem a regulamentação do transporte fretado, hoje inexistente, bem como a  revisão do regulamento do transporte escolar, que vai mantê-lo mais seguro para as crianças e os pais, além de atender demandas da categoria”. A proposta do regulamento dos escolares ainda seguirá para discussão no Fórum dos Escolares e para análise do Executivo. Já a proposta do regulamento do fretamento, seguirá para análise da Prefeitura de Contagem nos próximos dias.

A equipe da Transcon apresentou, também, os projetos de planejamento de trânsito e melhoria dos pontos de ônibus municipais, previstos para os próximos meses. O presidente da autarquia, Renato Guimarães Ribeiro, afirmou que, até o final de 2021, a Transcon irá revitalizar e entregar, pelo menos, 60 pontos de embarque e desembarque com abrigos.

Outra novidade exposta por Renato foi o “Ponto Digital”. A proposta visa implantar um QR Code nos pontos de ônibus, com ou sem abrigo, que permitirá ao usuário acompanhar em tempo real o trajeto e período de espera das linhas. “A intenção é instalar 81 QR Codes ainda nesse ano e, ao longo do ano que vem, em toda a cidade, para garantir a informação aos usuários” afirmou.

A diretora de Planejamento de Trânsito, Marina Reis, reforçou a importância do trabalho conjunto da autarquia com as administrações regionais de Contagem. Segundo Marina, pelo extenso número de demandas e solicitações, “é preciso uma orientação sobre o que é prioridade para a atuação da equipe no território”. De acordo com a diretora, apesar do tempo e orçamento apertados, todas as oito regionais de Contagem serão contempladas com intervenções e sinalizações viárias para reforçar a segurança de motoristas e pedestres.

Conselho de Transportes de Contagem

O Conselho Municipal de Transportes é uma instância deliberativa, prevista em lei, para auxiliar e garantir o acesso às informações e a participação popular no planejamento, operação e fiscalização do sistema de transporte público de Contagem.

Cabe ao órgão auxiliar no planejamento e fiscalização do transporte público, opinar nas criações, funcionamento, alterações e extinções de linhas de transporte remunerado de passageiros, apurar irregularidades e denúncias dos setores populares, usuários do sistema, e encaminhar o relatório aos setores competentes e definir os procedimentos para a fiscalização comunitária do serviço de transporte público.

Notícia Principal - 05/11/2021, 17:18:02 - Repórter: - Foto: Equipe Transcon