Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Projeto de Lei que transformou Parque Fernão Dias em APA completa cinco anos

Meio Ambiente - 20/12/2021, 17:54:51 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Há cinco anos, no dia 20/12/2016, era aprovado,  por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Projeto de Lei (PL) 2.999/15, que permitia a criação da Área de Proteção Ambiental do Parque Fernão Dias-APA Fernão Dias. O PL de autoria da prefeita Marília Campos, durante seu mandato como deputada estadual, tem como objetivo garantir a preservação da área que é significativa para as cidades de Contagem e Betim. 

Atualmente, a APA Fernão Dias é uma das maiores áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com área de 98,45 hectares. Possui remanescentes da Mata Atlântica e do Cerrado e, ainda, alta diversidade biológica. Devido ao fechamento do local, a cerca de dez anos, a área  sofreu com o vandalismo, árvores foram cortadas, a vegetação foi comprometida com queimadas, erosões surgiram e as nascentes foram afetadas. 

Segundo a superintendente de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Semad, Sirlene Almeida, a transformação do Parque Fernão Dias em uma Área de Proteção Ambiental, amplia a responsabilidade do poder público e da sociedade civil para fazer uma gestão compartilhada e comprometida com o desenvolvimento Sustentável,  uma vez que a APA tem restrições de uso e exploração. 

“A Semad busca a proteção dos recursos naturais com a convivência harmônica da comunidade em todos os parques da cidade. O Fernão Dias é uma conquista da população que resgatou sua história, cultura e meio ambiente, com qualidade de vida”, afirma. 

De acordo com o biólogo e gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas, durante os últimos cinco anos, diversas ações foram desenvolvidas para garantir cada vez mais a preservação do local. “Entre as realizações ao longo desses anos, destacamos a posse ao Conselho Consultivo da unidade, composto por representantes dos segmentos de órgãos públicos do executivo e legislativo, sociedade civil organizada, que se reúne, de forma ordinária e extraordinária,  para debater as intervenções necessárias para a conservação da fauna e flora encontradas no local”, explica. 

Além disso, são desenvolvidos trabalhos de educação ambiental e combate a incêndios florestais, com o apoio do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Contagem, além do Manejo Integrado do Fogo – MIF, por meio da Queima Prescrita. 

Após dez anos fechada, em setembro, foi realizada a reabertura da APA Fernão Dias, atendendo os apelos da população e devolvendo à comunidade mais um espaço de lazer, além de resgatar sua identidade cultural, ecológica e histórica.

Por meio da parceria firmada entre a Prefeitura de Contagem, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas-IEF,  o local passou pela primeira fase de revitalização, que viabilizou o plano de recuperação, reforma e gestão compartilhada da APA, que será gradativamente recuperada. 

Moradora de Contagem há muitos anos, Marlene Souza Silva, possui uma memória afetiva com o local e comemora os esforços para garantir a preservação dessa área. “Esse é um local muito importante para mim, e agora minha família vai conhecer de verdade o lugar que só conhecem por ouvir falar. Acho muito importante todo esse trabalho desenvolvido para garantir que esse lugar não deixe de existir”, disse.

Meio Ambiente - 20/12/2021, 17:54:51 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4