Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Prefeitura reúne com representantes dos expositores para buscar melhorias na Feira do Eldorado

Notícia Principal - 18/11/2021, 18:10:56 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Em reunião realizada no saguão da Prefeitura de Contagem, nesta quinta-feira (18/11), empreendedores da Feira do Eldorado estabeleceram junto à gestão municipal as diretrizes para realocação do empreendimento. Representantes de todos os segmentos da feira aproveitaram para apresentar as demandas de cada setor e reafirmaram a parceria com o poder público.

Estiveram presentes na reunião a prefeita Marília Campos; o vice-prefeito, Ricardo Faria; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi; o secretário de Administração, Pedro Amaral; o presidente da Transcon, Renato Ribeiro; e o administrador da Regional Eldorado, Gil Martins. O encontro contou ainda com dez representantes de cada setor da feira.

Os feirantes tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e trazer as demandas dos setores, como a distribuição e organização das barracas, a possibilidade de uso de mesas e cadeiras para os comerciantes de alimentos, cobertura da área, entre outros. Ficou determinado que um relatório será feito pontuando cada melhoria solicitada, a fim de avaliar o que é viável fazer, considerando a estrutura do novo local.

A feira, que estava sendo realizada na avenida João César de Oliveira, voltará a ser alocada na avenida José Faria da Rocha e nas ruas Inglaterra e Norberto Mayer. No mês de dezembro, haverá feiras extras no Natal e no Réveillon. As feiras ocorrerão  de 22 a 24 e dias 30 e 31, e servirão de teste para o novo local.

O administrador da Regional Eldorado, Gil Martins, saiu satisfeito da reunião e explicou quais são as próximas etapas. “Reunimos com a comissão paritária uma vez por mês e esta foi uma reunião ampliada por solicitação da Prefeitura, que queria conversar com todos os feirantes. O próximo passo agora é dar encaminhamento a essas deliberações feitas hoje. Vamos fazer o processo de medição da rua onde ficam as barracas e chamar todos os setores para definir onde cada um vai ficar”, esclareceu.

A prefeita Marília Campos explicou que não será possível realizar a feira na avenida João César de Oliveira por conta das obras do Sistema Integrado de Mobilidade – SIM que estão em andamento. Quando ela for concluída, a dinâmica do trânsito no local impedirá a permanência do grande fluxo de pessoas provocado pela feira. A chefe do Executivo pediu para que os feirantes se unam para construir junto ao Poder Público a melhor solução para que a feira siga fortalecida.

“É muito importante que os representantes de cada segmento ajude a encontrar a melhor solução. Da parte da Prefeitura, os feirantes terão o apoio necessário para debater, para construir de forma coletiva a forma ideal de fortalecer essa atividade econômica e cultural. Essa reunião mostra que estamos abertos ao diálogo, que aqui é um espaço de debate que deve ser utilizado. Se todos derem as mãos, encontraremos a solução”, declarou.

Sanar os gargalos enfrentados pelos comerciantes e impulsionar a feira é uma meta para a gestão, que tem priorizado encontrar soluções para os feirantes. “O que estamos fazendo em Contagem é ampliar as feiras, levando para todos os territórios, porque sabemos o que a pandemia causou nas famílias que dependem delas. Estamos estimulando a economia solidária e vamos fortalecer a feira também, mas precisamos de muito diálogo para alcançar a solução que beneficie a todos”, concluiu.

Atualmente, a Feira do Eldorado conta com 874 feirantes cadastrados, distribuídos na comercialização de vestuário adulto, infantil, alimentação, decoração, artesanato, couro e hortifruti.

Notícia Principal - 18/11/2021, 18:10:56 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC