Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Prefeitura atende ocorrências em vários pontos da cidade e presta assistência aos atingidos pelas chuvas

Defesa Social - 09/01/2022, 17:30:33 - Repórter: - Foto: Defesa Civil/PMC

A Defesa Civil de Contagem, Guarda Civil, Transcon e equipes de vários setores da Prefeitura trabalharam intensamente durante a manhã deste domingo (9/1). Devido ao alto volume de chuvas, foi necessário interditar imóveis, isolar e sinalizar áreas e ruas, suprimir árvores e orientar a população para que se abrigue em local seguro e retorne somente quando as chuvas cessarem e a segurança de imóveis forem restabelecidas.

Até o final da manhã deste domingo, a Defesa Civil já havia atendido nove ocorrências relacionadas principalmente à movimentação de terra e deslizamento de encostas. Em Nova Contagem, na rua VL 30, uma residência desabou. Na VC 4 foi necessário interditar uma casa e, no beco Campina Verde, no bairro Estaleiro, três que correm risco de desmoronar.

Ao todo, cinco famílias ficaram desalojadas na região de Vargem das Flores neste domingo. A elas foram oferecidos abrigo e orientação para que não permaneçam nas suas moradias. Todas as famílias optaram por se abrigarem na casa de parentes. Não houve registro de feridos.

Na rua três, no bairro Arvoredo II, na região da Ressaca, também houve deslizamento de encosta com queda de muro de contenção. O perímetro de risco foi isolado e os moradores orientados a não transitarem pelo local. Residências vizinhas foram vistoriadas e isoladas.

Já na região do Nacional, a Defesa Civil vistoriou casas na rua Antônio Soares esquina com rua Novo Horizonte. O local apresenta risco geológico alto. Uma das casas já havia sido interditada anteriormente. Os vizinhos próximos a este imóvel foram orientados quanto ao grau de saturação da encosta, além disso, a equipe em campo recomendou que eles não permaneçam em seus imóveis.

Também no Nacional, o Conjunto Caiapós está sob monitoramento da Defesa Civil. O nível do córrego está oscilando de acordo com a precipitação. Moradores foram orientados quanto aos procedimentos de segurança em área de alagamento.

A subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, ressalta alguns cuidados importantes que a comunidade deve ter neste momento. “Não fique em locais que perderam a estabilidade. Se observar numa encosta, árvores inclinadas, não estacione e não permaneça ao lado. Use calçados e evite contato com a água das enchentes, pois pode estar contaminada. Não deixe que as crianças brinquem com essa água. Além disso, evite trafegar por vias próximas a córregos, como a Tereza Cristina e a Francisco Firmo de Mattos. Observe as placas de sinalização que indicam que o local se trata de uma área de inundação. O mais importante neste momento é manter esse olhar cuidadoso e, em casos de urgência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, orienta.

Abrigamento

Caso o morador precise de abrigo, a Prefeitura disponibiliza dois locais (Abrigo Bela Vista e Casa de Passagem). Para acessá-los, o morador deve entrar em contato com a Central de Acolhimento Institucional (GAI), no telefone 31 3353 -3859.

Aplicativo Waze
Com as chuvas, algumas vias precisaram ser interditadas. Todos os desvios e interdições estão disponíveis no aplicativo Waze. A Transcon orienta que a população fique atenta também no aplicativo para evitar transtornos. Evite trafegar durante as fortes chuvas.

Dados pluviométricos

Acumulado de chuvas até às 13h, deste domingo (9/1):

– Industrial: 118,0 mm
– Eldorado: 48,5 mm