Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Prefeitura aumenta testagem da população para Covid e monitora casos suspeitos de  H3N2  

Notícia Principal - 17/01/2022, 19:04:59 - Repórter: - Foto: Foto arquivo: Adélcio Ramos/PMC

Diante do aumento nos casos de infecção pelo Sars-Cov-2 pelo país e pelo mundo, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando a realização de exames para detectar a presença do vírus. O órgão ainda está acompanhando o surto de H3N2 disponibilizando exames em unidades sentinelas. Até o momento não há casos confirmados em Contagem. 

Segundo informação da diretora de Atenção Especializada,  Júlia Diniz, em Contagem é possível ao usuário e usuária sintomáticos, após ser submetido a uma triagem por um profissional de saúde, fazer o teste rápido de antígeno para Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS.  “Estamos estimulando a ampla testagem para a identificação e medidas necessárias para o controle da transmissão da Covid-19”, afirmou.  

E esse estímulo já mostra os primeiros resultados. De acordo com Diniz, os dados mostram aumento significativo na positividade para o novo coronavírus. “Podemos observar que passamos de 2%, no mês de dezembro,  para 13% de positividade nos 10 primeiros dias de janeiro,  nos testes realizados no município”, destaca. Em Contagem, estão disponíveis para a população os dois testes, o rápido (Teste de Antígeno) e Rt-PCR (Teste Molecular).

Diante deste aumento a Atenção Básica, por meio da Central de Imunização, “tem reforçado ações que podem ajudar a reduzir essa alta, como direcionar o carro da vacina para percorrer todos os distritos sanitários da cidade, alertar as pessoas que já tem quatro meses da segunda dose da vacina para tomarem a dose de reforço. Além disso, daremos início à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, conforme o cronograma do Ministério da Saúde”, informou a diretora de Atenção Básica, Kacilda Silva de Assis. 

Além da vacina, ainda é importante ressaltar a necessidade de manter os cuidados básicos como uso de máscara, não compartilhamento de objetos, lavagem das mãos com água e sabão e desinfecção com álcool em gel e distanciamento social. “É sempre importante lembrar as medidas preventivas e reforçar o pedido de que não se aglomerem”, completou Assis. 

H3N2, a gripe  Influenza

No caso da gripe influenza, causada pelo H3N2, a Secretaria  de Saúde tem se mobilizado para ofertar o cuidado necessário e em tempo hábil para a população. “Mesmo com o aumento da procura de pessoas com sintomas respiratórios, estamos fazendo de tudo para que as pessoas sejam atendidas nas Unidades Básicas de Saúde para não sobrecarregar as Upas”, comentou a diretora da Atenção Básica, Kacilda Silva de Assis. 

Para melhorar o atendimento e desafogar UPAS de usuários e usuárias com  com sintomas gripais leves, os horários de atendimento de oito unidades de saúde foram ampliados até o dia 31 de janeiro. Com exceção do Distrito Sanitário Eldorado que tem duas UBSs com horário estendido, as demais são uma em funcionamento. As unidades estão funcionando com horário estendido até às 20h desde o dia 28 de dezembro, de segunda à sexta-feira, para desafogar o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento – Upas.

A Secretaria de Saúde está fazendo teste para detecção do H3N2 de acordo com orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Os testes disponibilizados pelo Estado são limitados. “Dessa forma em Contagem, estamos testando casos graves, internados em UTI e por amostragem na unidade sentinela da UPA Ressaca, HMC e Centro Materno Infantil.  Felizmente, até o momento não há confirmação de circulação de vírus H3N2 no município de Contagem”, explica a diretora de Atenção Especializada, Júlia Diniz. 

Assim como para a Covid é importante manter os cuidados básicos como uso de máscara, não compartilhamento de objetos, lavagem das mãos com água e sabão e desinfecção com álcool em gel,  distanciamento social e evitar aglomerações. 

 

Fique atento aos sinais de cada uma das doenças e se eles se agravarem procure uma unidade de saúde. 

Sintomas comuns para Covid-19 : 

– coriza; – tosse; – dor de garganta;– dificuldade para respirar.

Nos casos mais graves:

– febre alta;– aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia);– dor no peito;

– cansaço;– falta de ar;– pneumonia;– insuficiência respiratória aguda;– insuficiência renal.

Sintomas comuns para H3N2 Influenza: 

Os  sintomas da gripe Influenza são habitualmente de aparecimento súbito, como:

  • Calafrios; mal-estar; cefaleia; mialgia; dor de garganta; dor nas juntas; prostração; secreção nasal excessiva; tosse seca. 

Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas:

  • Diarreia; vômito; fadiga; rouquidão; olhos avermelhados e lacrimejantes.

Fonte: Ministério da Saúde Brasil 

 

 

Notícia Principal - 17/01/2022, 19:04:59 - Repórter: - Foto: Foto arquivo: Adélcio Ramos/PMC

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4