Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Para melhorar ainda mais a saúde, Prefeitura avança na construção da UPA Nacional

Notícia Principal - 14/10/2021, 18:23:55 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

Para levar saúde pública de qualidade aos cerca de 70 mil moradores da região Nacional, a Prefeitura de Contagem trabalha a todo vapor na construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Nacional, que funcionará na rua Almenara, 300, no bairro Pedra Azul. Na atualidade, estão sendo executados diversos serviços de elétrica, hidráulica e revestimentos. A previsão é de que a inauguração ocorra até o fim deste ano.

Com custo de R$ 5,4 milhões, a construção da UPA Nacional teve início em maio de 2020 e, até o fim do ano passado, contava com apenas 14% de conclusão das intervenções. O atraso, aliás, ameaçava a garantia do financiamento federal das intervenções. Neste ano, porém, a Prefeitura alterou o cronograma e cobrou agilidade nos processos, sendo que o andamento das obras alcançou 76,58% em outubro deste ano.

“A saúde tem pressa nesse momento de pandemia da Covid-19. Queremos entregar esses equipamentos para atender melhor a população, garantindo mais leitos e acesso mais amplo aos serviços de saúde. Contagem merece investimentos como este”, afirmou a chefe do Executivo, prefeita Marília Campos.

Nesta semana, os operários da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs trabalham na conclusão da montagem da cobertura (telhado) do prédio, além da execução dos revestimentos internos, externos e de contrapisos, além da realização de funções de elétrica, hidráulica, drenagem, entre outros. Junto com a UPA Monte Cristo, na região Industrial, a construção das novas unidades de atendimento à população são uma grande prioridade da atual gestão.

UPA sustentável

A UPA Nacional terá capacidade de atendimento de 350 pacientes por dia. A estrutura será composta por um pavimento e conta com recepção; salas de acolhimento e classificação de riscos; salas de urgência e emergência; consultórios médicos; salas de medicação; ambulatórios de exames (laboratoriais e de radiologia); enfermarias para observação; além de áreas administrativas e de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que atuarão na unidade.

Um dos destaques da UPA Nacional será a sustentabilidade. A unidade contará com placas fotovoltaicas, responsáveis por captar a energia solar. Sendo assim, o local terá uma energia renovável que não traz danos ao meio ambiente. “Ela utiliza a energia solar para produzir energia necessária ao funcionamento dessa UPA”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo.

Os trabalhos na UPA são acompanhados de perto por uma comissão paritária formada por moradores, como forma de gestão participativa e democrática. O Distrito Sanitário Nacional, ao qual pertence a UPA Nacional, conta hoje com seis Unidades Básicas de Saúde  – UBSs e duas farmácias distritais. A construção da UPA dará suporte à rede de Saúde dos 39 bairros e vilas que compõem a região Nacional, além de integrar à rede de urgência e emergência que conta hoje com cinco UPAs em Contagem.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Obras na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) Nacional - 29/09/2021

Notícia Principal - 14/10/2021, 18:23:55 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC