Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Para enfrentar casos de síndrome gripal, Prefeitura amplia horário de Unidades de Saúde

Destaque - 28/12/2021, 17:17:17 - Repórter: e - Foto: Luci Sallum/PMC

A fim de diminuir os efeitos causados pela alta demanda por atendimento para casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento-UPAs, Unidades Básicas de Saúde-UBSs e no Pronto Atendimento Pediátrico do Centro Materno Infantil de Contagem, percebido nas duas últimas semanas, a Prefeitura de Contagem vem buscando estratégias para diminuir o tempo de espera e a superlotação das unidades.

De acordo com prefeita Marília Campos, a administração vem seguindo diretrizes na busca pela comodidade e conforto para quem usa o serviço público para cuidar da saúde. “Temos enfrentado um surto de síndrome gripal e, com intuito de minimizar os efeitos, vamos ampliar o atendimento em seis Unidades Básicas de Saúde até às 20h e contratar profissionais para adequarmos o atendimento das UPAs a esse novo momento que estamos vivendo. Além disso, as escalas médicas das UPAs vêm sendo reforçadas com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes”.

Tais medidas estão valendo a partir desta terça-feira (28/12) e, segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, inicialmente, a ampliação do horário das UBSs será por uma semana, podendo ser estendida, caso seja necessário. 

As ações foram anunciadas durante a visita da prefeita e do secretário, na manhã desta terça-feira, à UPA JK. Na oportunidade, eles conversaram com médicos, funcionários e pacientes para averiguar as necessidades recorrentes no local. A maior parte das pessoas relatou problemas com tempo de atendimento e grande fluxo de pessoas.

Em resposta, a prefeita Marília Campos lembrou que muitos usuários não vão às UBSs por causa do horário ou mesmo por acharem que estão com algo mais grave, salientou a importância da extensão do horário, bem como do fato das pessoas recorrerem primeiro às UBSs em caso de sintomas leves. “Aumentaremos o horário de atendimento nesta semana, pois as Unidades Básicas de Saúde são os locais que fazem esse primeiro atendimento. No caso de ser algo mais grave, as próprias unidades encaminham as pessoas para as UPAs, que darão o suporte. É importante esse fluxo até para evitar atraso em atendimentos e sobrecarga em determinados equipamentos”, ressaltou.

A chefe do Executivo lembrou que a Prefeitura está tomando as medidas necessárias para melhorar a assistência, mas pediu que a população colabore, buscando os locais adequados para atendimento de acordo com a situação, ressaltando que somente na UPA JK são mais de 10 mil atendimentos por mês, com pessoas não apenas de Contagem, mas de toda a Região Metropolitana. 

Desafios e direcionamentos

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Contagem-Cievs emitiu o segundo alerta de risco, no último dia 16 de dezembro, para as unidades, quanto ao aumento do registro de casos de síndrome gripal. Em Contagem, o aumento nos atendimentos por causa de síndromes gripais é de cerca de 30%.

Muito do atraso no atendimento se deve ao maior fluxo de pessoas que têm procurado as UPAs, principalmente, com problemas respiratórios leves. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure estas unidades de urgência e emergência apenas para sintomas moderados ou graves. Para os casos leves, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS mais próxima da residência.

De acordo com a médica Ângela Deise, atualmente, Contagem passa por um momento de aumento de casos de gripe, que possui sintomas parecidos com os da Covid-19. “Num primeiro momento, por causa de febre, dificuldade de alimentação, falta de ar, muita gente acredita que estar com Covid-19 e acabam procurando a UPA. Chegam, fazem o teste e não sendo constatado a contaminação pandêmica, damos um direcionamento adequado ao tratamento individualizado”, contou.

A superintendente das UPAs do Serviço Social Autônomo-SSA de Contagem, Beatriz Palhares, reforçou a necessidade do paciente buscar o atendimento no local próprio para cada situação. “Somente na UPA JK, nossa média de atendimentos diária é de 260 e passamos para mais de 400, nos últimos dias. Ontem (27/12), foram 485, sendo a maioria com síndrome gripal. Pedimos, assim, que, primeiramente, as pessoas procurem as UBSs, que possuem médicos, enfermeiros e técnicos, para esse primeiro atendimento e, se for um caso mais complexo, serão encaminhados para as UPAs ou seja remanejados pelo próprio equipamento básico. Assim vamos conseguir melhorar o processo, o atendimento e reduzir o tempo de espera”, explicou.

Prevenção

Os cuidados para prevenir e reduzir a contaminação pelo vírus Influenza são os mesmos da Covid-19, ou seja:

  • lavar frequentemente as mãos;
  • manter o isolamento de pessoas sintomáticas;
  • manter ambientes ventilados;
  •  evitar aglomerações e fazer o distanciamento social;
  • uso de máscaras;
  • em caso de gripe, procure a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento.

Confira as Unidades Básicas de Saúde que terão o horário estendido, até 20h, a partir desta terça-feira (28/12)

  • CSU Eldorado – rua Portugal, 50 – Eldorado (Regional Eldorado)
  • UBS Vila São Paulo – rua Padre Flávio, 172 – Vila São Paulo (Regional Industrial)
  • UBS Amazonas – rua Marquês do Paraná, 111 – Amazonas (Regional Industrial)
  • UBS São Joaquim – rua Rubi,  83 – São Joaquim (Regional Ressaca)
  • UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 (Regional Petrolândia)
  • UBS CAD Centro – av. Pref. Gil Diniz, 401 A – Arcadia (Regional Sede) 
  • UBS Retiro – av. Retiro dos Imigrantes, s/nº  Retiro (Regional Vargem das Flores) 

 

Visita à UPA JK - 28/12/2021

Destaque - 28/12/2021, 17:17:17 - Repórter: e - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4