Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Obra do Complexo Beatriz avança com fase final de concretagem e liberação de faixas

Destaque - 26/10/2021, 17:09:29 - Repórter: e - Foto: Divulgação

Uma das grandes obras de reestruturação feitas pela Prefeitura de Contagem, o Complexo Viário do bairro Beatriz, segue avançando. Executada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, a intervenção alcançou a etapa final do processo de concretagem, e realizará a parte do tabuleiro do viaduto da avenida João César de Oliveira sobre a Via Expressa nesta quarta-feira (27/10).

Além desta etapa, que será feita por completo no mesmo dia, a obra deu mais um passo importante ao liberar duas das três faixas construídas no viaduto 1 (sobre a rede ferroviária) desde a sexta-feira passada. Apenas uma faixa, à direita, segue interditada para a conclusão dos serviços urbanísticos que estão sendo realizados no local.

Para o processo de concretagem do tabuleiro do viaduto 2, será necessário fazer a interrupção parcial da Via Expressa nos dois sentidos, entre 7h e 18h. Por segurança, haverá alternância de pista no trecho para evitar que os veículos que passarem pelo local sejam atingidos por detritos da concretagem. Vale lembrar que, lentidão do fluxo de trânsito na avenida João César de Oliveira, sentido bairro Eldorado, pode ocorrer por conta do deslocamento de caminhões na obra.

Após a conclusão da ampliação do viaduto 2, será feito ainda o restante do Complexo Viário, com a execução das faixas de retorno, pavimentação e sinalização. O subsecretário de obras, Jaci Cota Teixeira, frisou os benefícios que esta reestruturação trará para quem atravessa o trecho diariamente.

Um dos principais benefícios que esta obra vai trazer para a população é acabar com o congestionamento enorme que acontece no local nos horários de pico. Com a ligação da Via Expressa à BR-040, ocorre uma retenção muito grande e as pessoas que passam por ali perdem até 20 minutos diariamente para cruzar aquele ponto e vamos acabar com isso”, pontuou.

A obra

Demanda antiga da população, a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz foi retomada em fevereiro de 2021, após a Prefeitura cobrar a revisão e a renegociação para a continuidade das obras que estavam paralisadas há mais de um ano.

Com a retomada, o nível de execução das obras dobrou. Em dezembro de 2020, apenas 30% das intervenções foram realizadas. Em 
setembro deste ano, o índice pulou para 70%. A previsão é que as obras sejam entregues no fim do segundo semestre de 2021.

A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz contempla a ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Com a conclusão, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Eldorado e para três no sentido contrário à Sede. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade – SIM.

Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e, o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra de veículos e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas. O custo da obra é de 
cerca de R$ 16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.

Possíveis desvios

Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon, orientou aos usuários do transporte coletivo os desvios que ocorrerão durante a obra de concretagem a ser realizada nesta quarta-feira:

Linhas 
301A e 307B (Volta): Avenida João César de Oliveira, retorno em frente a empresa Magneti Marelli, Avenida João César de Oliveira, Via Expressa de Contagem.
Linha 101B (Ida): Via Expressa de Contagem, Avenida João César de Oliveira, retorno em frente a empresa Magneti Marelli, Avenida João César de Oliveira.

Colaboração Lucas Costa

Destaque - 26/10/2021, 17:09:29 - Repórter: e - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4