Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Investimento em estrutura e humanização melhoram atendimento na Maternidade

Notícia Principal - 15/10/2021, 17:16:49 - Repórter: - Foto: Daniel Rosa e Marcellus Madureira/PMC

Desde o início da intervenção, decretada pela Prefeitura de Contagem, em junho de 2021, o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus – CMI, passou a investir em estrutura e humanização para melhor atender a população usuária dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS do município.

A prova disso, está logo na recepção do CMI que estava fechada há quatro meses. Em junho, quando iniciou a intervenção, o principal problema era o acesso ao local. Na recepção havia sérios problemas estruturais, teto com rachaduras e muita infiltração, o que foi corrigido, logo nas primeiras semanas, pela equipe de intervenção.

Mas era preciso ir além das melhorias na estrutura e humanizar o espaço. Diante disso, a diretoria da maternidade solicitou que as cadeiras fossem trocadas por sofás para melhor recepcionar os usuários do local. Hoje, a entrada da maternidade está revitalizada, com oito poltronas novas, oferecendo mais conforto a quem procura a unidade.

 “A reforma tanto na estrutura quanto no mobiliário traz conforto para os usuários, torna o ambiente mais humanizado. As cores também ajudam, pois trazem tranquilidade para o local, deixam as pessoas mais calmas”, destacou Cristiane Rosalina de Oliveira, diretora do CMI.

A área externa da unidade também recebeu melhorias. Novas mudas de árvores foram plantadas e o talude que cerca o local foi reformado e gramado. Todas essas melhorias visam a humanização do ambiente e o conforto dos usuários.

Avanços

Três meses após a Prefeitura de Contagem assumir a gestão do Complexo Hospitalar, além de reformas emergenciais, em instalações internas, que se encontravam bastante degradadas, a dívida com os prestadores de serviços médicos está praticamente quitada e a dívida com os principais fornecedores foi renegociada. Como consequência, os contratos de manutenção de equipamentos estratégicos foram restabelecidos.

Intervenção

No próximo dia 7/11 termina, de maneira oficial, o contrato entre o Instituto de Gestão e Humanização – IGH e a Prefeitura de Contagem. A intervenção foi decretada bem antes do término do vínculo, devido aos sérios problemas deixados pela administração do IGH. Além dos atrasos nos salários dos servidores, foram identificadas irregularidades nas prestações de contas, além de dívidas com fornecedores que levaram ao desabastecimento e falta de insumos básicos.

Novo modelo

A equipe interventora já prepara um novo modelo de gestão, o Serviço Social Autônomo  – SSA, que será implantado a partir da primeira quinzena de novembro, resultando em mais qualidade e agilidade na assistência aos usuários do SUS Contagem.

O SSA tem o formato de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, paraestatal, de interesse coletivo e utilidade pública, com prazo de duração indeterminado, sede e foro em Contagem. Trata-se do mesmo modelo usado com sucesso na gestão do Hospital Metropolitano Célio de Castro no Barreiro (Hospital do Barreiro) e na Associação das Pioneiras Sociais, que gerencia a Rede Sarah Kubitschek.

Notícia Principal - 15/10/2021, 17:16:49 - Repórter: - Foto: Daniel Rosa e Marcellus Madureira/PMC

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4