A prefeita Marília Campos visitou hoje (19/10), a convite da vereadora Silvinha Dudu, a Área de Preservação Permanente – APP “Lagoa do Gangorra”, no bairro Vale das Orquídeas, na região Nacional. O objetivo foi conhecer de perto a área e avaliar a viabilidade da construção de uma pista de caminhada no local.
Acompanhada do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, e da administradora Regional Nacional, Janete Romano, a prefeita se encantou com a área pública, localizada na rua Conceição de Oliveira. “A área é realmente muito bonita e tem condições de abrigar um parque com uma pista de caminhada, bancos e uma área de lazer para a população. Vamos reunir as lideranças e moradores e ouvir deles qual o desejo que têm para o local”, disse.
A área, que tem aproximadamente 76 mil metros quadrados, já é muito frequentada pela população do bairro, sendo usada para pescaria, churrascos e caminhadas. Para as obras, já tem garantido recursos de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar do deputado Agostinho Patrus (PV). “Aqui no Nacional há muita carência de áreas de lazer e a construção do parque vai aproveitar uma área verde, que é muito bonita, trazendo mais opção para os moradores da região”, informou a vereadora Silvinha Dudu.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, também aprovou o local, e ficará encarregado de elaborar uma proposta de ocupação integrada da área, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e da Transcon. A primeira ação da Secretaria de Obras será o início da roçagem do terreno, logo após o período chuvoso.
A pedido da administradora Regional Nacional, Janete Romano, e de moradores locais, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também vai acionar a Copasa para checar a origem do esgoto que está sendo lançado na lagoa de forma irregular. Além disso, ainda será realizado pela Prefeitura, um estudo de drenagem e dragagem da bacia do Bairro Bom Jesus, para evitar inundações de áreas próximas à área de preservação.
“A ocupação da área com a construção de uma pista de caminhada e de ciclismo é uma reivindicação dos moradores do bairro Vale das Orquídeas. A transformação dessa área vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade, como mais lazer, atividades esportivas e culturais para a comunidade. “É uma área muito bonita, que merece um bom projeto”, destacou a administradora regional, Janete Romano.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: