A quarentena e isolamento que as pessoas foram obrigadas a cumprir, devido a pandemia, também trouxe coisas positivas. Uma delas é a possibilidade de desenvolver atividades, antes realizadas apenas de forma presencial, de modo on-line. Esse é o caso do Coral On-line de Contagem, que está com inscrições abertas para receber novas vozes, adultas e infantis. Os interessados devem preencher o formulário disponível, clicando aqui.
Idealizado pelo maestro Lindomar Gomes e pela professora Aline Santos, com realização da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e apoio da Associação Shekinah, o Coral On-line é a segunda etapa de um projeto que teve início com 200 vozes que foram conhecidas e apreciadas durante a programação do Natal de Luz 2021, quando realizaram duas apresentações, sendo uma delas na abertura do show da banda 14 Bis.
Para o maestro Lindomar Gomes, a ideia é empreender uma revolução cultural por meio do coral. Para isso, pretende despertar nas pessoas um sentimento de pertencimento, de aumento da autoestima e participação em eventos importantes da cidade de Contagem. “Iniciaremos um repertório de música brasileira e também de artistas multi-instrumentistas como Marcus Viana e Mamour Ba. Nossa ideia é alcançar crianças e adultos por meio da música, usando a internet como ponte entre nós”, comentou.
A ideia é fazer com que vozes, ainda que distantes, possam se juntar na música, formando grupo sonoro equânime e singular. “É possível praticar o canto coral de forma totalmente remota e esse projeto vai provar isso”, afirmou Lindomar.
Ele ressaltou, ainda, que a proposta é, inclusive, participar de shows e apresentações, como por exemplo, do cantor, compositor e multi-instrumentista Marcus Viana e o africano Mamour Ba. “Para isso, muitos ensaios serão feitos. Todos por meio da plataforma Zoom”.
O maestro também informou as várias opções de horários para os ensaios durante a semana. Para as crianças (entre 8 e 15 anos), sexta-feira, das 14h30 às 15h30. Para os adultos, as possibilidades são às segundas-feiras, das 9h às 10h; terças, das 10h30 às 11h30; quintas às 19 ou 20h; e nas sextas-feiras, às 15h30”, revelou.
O maestro idealizou e coordena, atualmente, o Festival Internacional de Corais-FIC, que acontece há 19 anos em Contagem, Belo Horizonte e 80 localidades do Estado, com participação anual de, aproximadamente, 150 grupos nacionais e internacionais.