Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Contagem mantém horário ampliado nas unidades de saúde para atendimento de casos leves da síndrome gripal

Destaque - 07/01/2022, 16:55:34 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

O horário ampliado das Unidades Básicas de Saúde- UBSs será mantido a partir da próxima segunda-feira (10/1) a sexta-feira (14/1). As mesmas oito unidades de saúde, uma por distrito, funcionarão até as 20h, para atender pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.

Essa estratégia adotada pela Prefeitura, desde o dia 28 de dezembro do ano passado, está contribuindo para diminuir o tempo de espera por atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs.

Fluxo casos leves de síndrome gripal nas UBSs

Pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal poderão procurar atendimento diretamente na UBS de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os usuários que buscarem atendimento nas UPAs e forem classificados, de acordo com o Protocolo Manchester, em verde (pouco urgente) ou azul (sem urgência),  após a devida triagem,  poderão retornar para as UBS e receber o atendimento nessas unidades assistenciais.

Caso ultrapasse o horário de funcionamento normal da UBS mais próxima da residência, o paciente poderá contar com uma das oito unidades de apoio com horário estendido até às 20h.

Vacinação Covid-19 e Influenza

A única mudança em relação ao horário estendido é que a vacinação contra a Covid-19 continua nas unidades até às 16h. As doses das vacinas contra Influenza praticamente se esgotaram nesta semana. Elas estavam disponíveis para quem não tomou a vacina no ano passado, o estoque do município era remanescente da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que foi finalizada em 31 de agosto de 2021. Segundo o Ministério da Saúde, não há previsão da chegada de novas doses fora do período da nova campanha deste ano.

Para a vacinação contra a Covid-19, Contagem mantém os pontos de vacinação abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o ponto extra do Big Shopping das 14h às 22h. O Carro da Vacina também está percorrendo as regiões do município que não possuem local de vacinação próximo. Neste momento, o município aguarda a chegada das doses das vacinas contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos para anunciar a nova estratégia de vacinação deste público-alvo. Enquanto isso, a vacinação está aberta para todos os públicos aptos: pessoas a partir de 12 anos para primeira e segunda doses, pessoas a partir de 18 anos com quatro meses da segunda dose para dose de reforço e pessoas a partir de 18 anos imunossuprimidas com 28 dias da segunda dose para dose de reforço.

Confira as Unidades Básicas de Saúde que terão o horário estendido, até 20h, para atendimento médico em casos de sintomas leves de síndrome gripal, nos dias 10 a 14 de janeiro:

• CSU Eldorado – rua Portugal, 50 – Eldorado (Regional Eldorado)
  • UBS Vila São Paulo – rua Alexandre Herculano, 35 – Vila São Paulo (Regional Industrial)
  • UBS Amendoeiras – rua Seis, 52 – Vale das Amendoeiras (Regional Nacional)
  • UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 (Regional Petrolândia)
  • UBS São Joaquim – rua Rubi, em frente ao número 803 – São Joaquim (Regional Ressaca)
  • UBS Riacho – avenida Rio Negro, 95 – Riacho das Pedras (Regional Riacho)
  • UBS CAD Centro – avenida Pref. Gil Diniz, 401 A – Arcadia (Regional Sede)
  • UBS Retiro – avenida Retiro dos Imigrantes, s/n  Retiro (Regional Vargem das Flores)

Destaque - 07/01/2022, 16:55:34 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC