Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_header_top.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/header.php on line 31

Alunos da Funec recebem kit e se preparam para a volta às aulas presenciais em 2022

Educação - 14/12/2021, 18:22:03 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Quase dez anos depois da formatura da última turma de técnicos em enfermagem pela Fundação de Ensino de Contagem – Funec, uma nova turma inaugura a volta do curso técnico a grade da instituição. No meio da manhã desta terça-feira  (14/12), 35 alunas e alunos que integram a primeira turma da retomada do curso e que cursam o primeiro, segundo ou terceiro ano  do ensino médio estavam reunidos na cantina da Funec Cruzeiro do Sul para receber um kit com jaleco, caderno, pen drive, squeeze, que os acompanhará no retorno às aulas presenciais  previstas para fevereiro de 2022.  

“Agradeço a oportunidade que é maravilhosa. O pessoal aqui ainda é muito novo, mas muita gente aqui quer seguir o caminho da saúde. Esse primeiro módulo on-line foi ótimo e espero que assim continue com o presencial”, comentou para todos os presentes a aluna Cindy Xavier, 16 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio na unidade e do curso técnico de enfermagem. 

Além das alunas e alunos,  estavam presentes pais e mães como a dona de casa, Regiane Mendes Raimundo Ribeiro, 39 anos,  feliz e esperançosa ao ver  Gabriel Mendes Ribeiro, 16 anos, receber o jaleco que vai o acompanhar jornada a fora nos estudos da enfermagem. “Estou muito feliz e grata a Prefeitura por proporcionar um curso como este. Outro dia falei com meu filho sobre o quanto é importante essa oportunidade, pois não teríamos como pagar para ele um  curso como este em uma escola particular”, destacou. 

Os alunos foram selecionados para o curso técnico de enfermagem  após  inscrição no site da Funec. As aulas foram iniciadas em  modo remoto no último mês de  agosto, sendo finalizada neste mês de dezembro. Em fevereiro, mantendo a pandemia sobre controle, a previsão da direção da Unidade Cruzeiro do Sul é que o curso seja realizado a noite com aulas teórica e práticas em dois laboratórios  novos montados para os encontros.

Um deles é  voltado para as ciências da natureza e o segundo reproduz um ambiente de unidade de saúde, com modelos anatômicos, instrumentos da prática profissional como estetoscópios, medidores de pressão, além de sondas, marrecos e comadres hospitalares que serão importantes para se ambientaram e se aprofundarem nos cuidados aos futuros pacientes. 

Segundo a diretora da unidade Funec Cruzeiro do Sul, Rosilene Alves de Souza, serão 1200 horas de aulas teóricas e 600 horas de aulas práticas com duração de três anos. “Ver esse curso ser reaberto e ver que os alunos que foram selecionados para estudar na Funec no ensino médio também escolheram fazer o curso técnico de enfermagem aqui é uma alegria dupla para mim. Nós, os professores, abraçamos o projeto e os alunos também. Não há faltas. Todos são assíduos e quando precisam faltar, justificam”.   

Presente à entrega dos kits e também as orientações sobre como será a volta ao modo presencial, a prefeita Marília Campos destacou a importância da Funec na cidade como política pública importante para os jovens contagenses. “Esse curso tem um significado muito especial. Estamos fortalecendo a Funec”, afirmou ela sendo aplaudida pelos presentes. “Muito se falou que íamos acabar com a Funec, mas estamos investindo  recursos de R$ 30 milhões sem ajuda dos governos estadual e federal, apenas pelo cofres municipais”, destacou. 

Com previsão de formatura em 2023, a chefe do Executivo ainda convidou as alunas e os alunos a estagiarem nas redes SUS e particular de Contagem, quando  for dados a elas e eles a permissão para prática em ambiente de saúde. 

Recém chegada da França, para onde foi em missão oficial,  Marília  ainda afirmou estar cheia de ideias de como diversificar o leque de cursos oferecidos pela Funec. “Seja na arte, no entretenimento, tem tanta gente que vive e brilha com as maravilhas do grafite, do cinema, do teatro que vamos pensar em novas frentes de conhecimento para oferecer um leque maior de cursos aos nossos jovens“.

Em 2021, a Funec ofereceu  aos contagenses 11 cursos livres com 180 horas de duração em áreas como fotografia, maquiagem, atendimento para unidades de saúde, salgadeira, logística, entre outros. Em 2022, segundo informou a presidente da Funec e secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a proposta é ampliar  a oferta para 25 cursos de qualificação, com certificado em 180 horas de aulas teóricas e práticas. “Todas as informações vamos divulgar pelas redes sociais e canais de comunicação da Prefeitura”, informou. 

Telma ainda relembrou o ano de 2021 que começou com o processo seletivo para ingresso no ensino médio da Fundação, a eleição de modo inédito e democrático do vice-presidente, o professor Paulo Figueiredo, a montagem do calendário escolar e da equipe de gestão. “É um orgulho enorme estar aqui hoje e ver esses jovens começando suas vidas, onde eu lecionei, dirigi e me aposentei e mais uma vez estou aqui para dar minha contribuição”. 

O vice-presidente da Funec, Paulo Figueiredo, também falou do orgulho de participar da construção e do resgate do que foi a Funec no passado. “Temos muito orgulho da Fundação e estamos empenhados em oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade, com uma formação que lhes garanta o conhecimento e um espaço no mercado de trabalho”.

Educação - 14/12/2021, 18:22:03 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Notícias relacionadas


Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:ssl3_get_server_certificate:certificate verify failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4

Warning: file_get_contents(http://www.contagem.mg.gov.br/includes/wordpress_footer.php): failed to open stream: operation failed in /websites/portalcontagem/novoportal/wp-content/themes/pmc/footer.php on line 4