Volta às aulas presenciais é marcada por reencontros de educadores e estudantes

A manhã chuvosa desta quarta-feira (9/2) não afastou estudantes da Rede Municipal de Ensino, Rede Conveniada e da Fundação de Ensino de Contagem – Funec no retorno presencial às escolas. Cheios de expetativas, assim como trabalhadores e trabalhadoras da Educação, se fizeram presentes. “Meu filho gosta muito da escola. Com a chuva forte pela manhã fiquei na dúvida se trazia ele, pois estamos a pé, mas ele insistiu muito para vir. A escola está ótima, reformada, estrutura muito boa”, afirmou o supervisor de logística, Robson Andrade, 31 anos, pai de Nicolas de 5 anos, estudante do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Orlando Diniz, no bairro Lúcio de Abreu.

O retorno presencial é obrigatório para crianças e estudantes e válido para todas as faixas etárias, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A prefeita Marília Campos, acompanhada da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, do vice-prefeito Ricardo Faria, e da vereadora Moara Sabóia, percorreu algumas unidades de ensino para dar as boas-vindas aos educandos e trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Na Escola Municipal José Ovídio Guerra, na região Eldorado, Marília conversou com crianças e estudantes do Ensino Fundamental e destacou a alegria da volta às aulas presenciais. Ela também reforçou a importância da vacinação. “Já vacinamos mais de 20 mil crianças de 5 a 11 anos aqui em Contagem. É muito importante que todas e todos se vacinem. Falem pro papai e pra mamãe que tem que vacinar”, disse a prefeita às crianças da escola, reforçando que no sábado a Liga da Vacina, campanha de vacinação da Prefeitura para o público infantil, realizará um mutirão no Shopping Oiapoque Contagem.

Juan Fellype, 13 anos, estudante do 9º ano da escola José Ovídio já está vacinado, assim como a maioria dos seus colegas de turma e afirmou que a maior falta foi justamente o convívio com os amigos. Ele também elogiou a escola, que está “muito arrumada”.

A diretora da unidade, Liriana Nazaré, estava apreensiva com o retorno em função da pandemia ainda ser uma realidade. Vítima da Covid-19, ela se preocupa com estudantes e trabalhadores, mas acredita na superação para o retorno à escola. “Temos que vacinar todas as crianças e voltar. Lugar de criança é na escola”, afirmou.

Para a professora Danielle Menezes, da Escola Municipal Babita Camargos, o sentimento era de alegria e expectativa pelo início de um novo ciclo. Aprovada no concurso público esta é a primeira experiência dela com ensino público. “Hoje está sendo um dia maravilhoso, meu primeiro dia em sala de aula. Tenho 24 anos de docência na rede privada e espero desenvolver um trabalho de excelência aqui”, celebrou.

Para a diretora do Babita, Adriana Aquino, o clima era de emoção. “Pela manhã fiz questão de cumprimentar todas as crianças e os pais. Eles estão conscientes de passar essa mensagem de que quem se protege consegue seguir em frente. Hoje também é meu primeiro dia como diretora, depois de ter sido eleita ano passado. Estou muito emocionada”, declarou.

Funec

Estudantes da Fundação de Ensino de Contagem também retornaram presencialmente às aulas nesta quarta-feira (9/2). Na unidade Riacho, que oferta o Ensino Médio Integrado Técnico em Informática, o clima era de novidade e grandes expectativas pelo futuro.

O professor de informática, Lucas Ferreira, falou da surpresa com o “engajamento e qualidade” dos estudantes. “Com esse engajamento, daqui a pouco eles já estarão no mercado de trabalho”.

O diretor Célio Araújo, um “apaixonado pela Funec”, se mostrou animado para iniciar uma nova gestão. Ele, que foi eleito pela comunidade para o triênio 2022/2024, em eleições realizadas em dezembro de 2021, disse contar com os educandos e com as famílias para fazer uma gestão conjunta e democrática.

A presidenta da Funec, Telma Fernanda, parabenizou os novos egressos da Funec e destacou o interesse deles pelo conhecimento. “Todos aqui passaram por um processo seletivo concorrido. Se estão aqui é porque querem aprender e estudar”, apontou.

A prefeita Marília Campos convocou os novos estudantes da Funec a se organizarem para reivindicarem melhores condições para a escola. “O melhor é quando as pessoas participam do processo da escola. Por isso, é preciso se organizarem para poder cobrar, exigir, dialogar. Criem um Grêmio Estudantil e lutem pelo melhor. O que vocês tem aqui na Funec não encontram em nenhum outro lugar”, provocou.

A reputação do ensino e do quadro de professores (as) da Funec foi o que levou os estudantes Pedro Gabriel, 17, 2º ano, e Maísa Santos, 16, 1º ano, a optarem pela fundação. Outro quesito importante para eles foi a possibilidade de “aumentar as chances” de ingresso no mercado de trabalho.

Cemei Orlando Diniz (Lúcio de Abreu)

O Cemei Orlando Diniz passou por um longo período de reforma e foi entregue à comunidade para o início do ano letivo, em 2022. O custo total das obras e serviço de manutenção custou cerca de R$ 250 mil.

A diretora da unidade, Tânia Maria, agradeceu à atual gestão municipal pela entrega do equipamento público, que atenderá 159 crianças de 2 a 5 anos. “Foram muitos desafios nesse tempo. Só temos que agradecer pelos responsáveis que concluíram as obras para podermos voltar ao funcionar”, disse.

Alessandra Aparecida, 38 anos, mãe de Cecília, 5 anos, que estuda no Cemei Lúcio de Abreu, celebrou o retorno presencial à escola. Segundo ela, a filha teve crises de ansiedade pela falta de convivência com outras crianças. “Não sabia mais o que inventar dentro de casa. O sentimento agora é de alívio de estar de volta, ainda mais com uma escola tão boa, toda reformada”, comemorou.

Educação 2022

A Prefeitura de Contagem e a Secretaria de Educação preparam diversas ações e investimentos para escolas, trabalhadores (as) e estudantes em 2022.

Serão distribuídos laboratórios móveis de informática para as unidades de ensino, com tablets para utilização de todos (as) estudantes. Haverá entrega de kits escolares e uniformes. E investimentos na manutenção predial das escolas. Foram nomeados mais de mil novos profissionais efetivos de nível superior, aprovados em concurso público, já atuando em salas de aula e no ambiente escolar. Ainda serão nomeados os aprovados no concurso de nível médio, como secretários escolares, por exemplo.

Escola Viva

Todas as iniciativas educacionais e pedagógicas do município de Contagem serão articuladas no “Programa Escola Viva”. Uma iniciativa da Seduc que prevê a ampliação de jornada com mais acesso à cultura, arte, esporte e lazer integradas.

O intuito é promover projetos e ações articuladas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem com a oferta de uma educação de qualidade social para crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Contagem, atuando em quatro frentes: cardápio cultural, corpo em movimento, monitoria (apoio pedagógico) e escola aberta.

Desta forma, pretende-se enfrentar os desafios da retomada do ensino presencial considerando os impactos do contexto pandêmico e ampliar tempos, espaços e estratégias educativas contribuindo para a redução da evasão, reprovação e distorção idade/ciclo escolar.

Cartão de vacinação

Conforme portaria Conjunta Seduc/Funec nº 007, de 8 de fevereiro de 2022, deverá ser apresentado às unidades de ensino, em que crianças e estudantes estão matriculados, o cartão de vacina informando as doses de vacina contra a Covid-19, dentro do prazo de 30 dias.

A vacinação de crianças e estudantes não é obrigatória e, mesmo nos casos de não vacinados, está garantida a matrícula e a frequência nas unidades de ensino de Contagem. Caso o cartão de vacina não seja apresentado no prazo estabelecido a situação será comunicada ao Conselho Tutelar.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Volta às aulas na Escola Municipal Babita Camargos - 09/02/2021

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes