Volta às aulas em Contagem será com novidades e investimentos para crianças, estudantes e trabalhadores(as). Ano letivo terá início em 9 de fevereiro

O retorno das crianças, dos(as) estudantes às escolas da Rede Municipal de Ensino, instituições da Rede Conveniada e Fundação de Ensino de Contagem – Funec ocorrem na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro, e será cercado de muitas novidades e investimentos em materiais pedagógicos, formação profissional, infraestrutura e gestão.

Na segunda-feira (7), de fevereiro, trabalhadores e trabalhadoras da Educação já iniciam os preparativos para receber as crianças e os(as) estudantes para o início do ano letivo. Em 2022 as atividades escolares serão obrigatoriamente presenciais, com segurança e cumprindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Vacina

Para dar ainda mais segurança à comunidade escolar no retorno presencial das crianças e dos(as) estudantes, a Prefeitura de Contagem está nas ruas com a campanha da Liga da Vacina e foco na vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Jovens acima de 12 anos já estavam sendo vacinados e trabalhadores e trabalhadoras da Educação foram vacinados com prioridade, em 2021.

Novos dirigentes eleitos democraticamente

Além de novos trabalhadores e trabalhadoras a comunidade escolar também terá contato com as novas gestões de diretores(as) e vice-diretores(as), eleitos com a participação da própria comunidade em processo democrático realizado em 2 de dezembro de 2021 e que teve mais de 20 mil pessoas cadastradas para participar do processo eleitoral. Os(as) dirigentes foram eleitos e/ou reeleitos para o triênio 2022/2024.

Mais professores em sala de aula

A segunda-feira (7) será também o primeiro dia de trabalho de 1.123 trabalhadores efetivos do município de Contagem. Eles foram nomeados em concurso público para cargos de Nível Superior realizado em 2021, sendo 1.019 professores(as) de PEB1 e PEB2.

Os(as) novos(as) efetivados(as) são para analista de gestão educacional, assistente de gestão educacional, bibliotecônomo, nutricionista escolar, pedagogo (a), professor (a) de Educação Básica – PEB1, e professor (a) de Educação Básica – PEB 2 (matemática, português, ciências, geografia, história, arte, educação física, inglês e ensino religioso).

Valorização dos(as) servidores(as)

A política de valorização dos(as) servidores(as) da Educação do município de Contagem é permanente. Com muito diálogo e compromisso com a categoria, a Prefeitura realizou concurso publico para efetivação de trabalhadores(as). Está em andamento um projeto de reajuste salarial de servidores(as).

Também foi anunciado o reajuste do vale-alimentação dos(as) servidores(as) municipais que passarão a R$ 400,00, inclusive para os servidores que exercem dobra de jornada (flexibilização).

Diagnóstico pedagógico

A Secretaria de Educação – Seduc está preparando um diagnóstico de avaliação para identificar possíveis dificuldades dos(as) estudantes. A partir deste diagnóstico serão implementadas ações pedagógicas que contribuam no processo de aprendizagem dos(as) estudantes.

Para dar suporte às escolas, foram investidos mais de R$ 20 milhões na aquisição de livros, laboratórios e jogos pedagógicos, para professores(as) e estudantes da Rede Municipal de Ensino, equipando as salas de aula e as bibliotecas das unidades de ensino.

Será entregue aos estudantes o kit e o uniforme escolar. Desta forma as famílias não precisam investir na compra de materialidade para a educação dos(as) filhos(as).

Escola Viva

Todas as iniciativas educacionais e pedagógicas do município de Contagem serão articuladas no “Programa Escola Viva”. Uma iniciativa da Seduc que prevê a ampliação de jornada com mais acesso à cultura, arte, esporte e lazer integradas.

O intuito é promover projetos e ações articuladas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem com a oferta de uma educação de qualidade social para crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Contagem.

Desta forma, pretende-se enfrentar os desafios da retomada do ensino presencial considerando os impactos do contexto pandêmico e ampliar tempos, espaços e estratégias educativas contribuindo para a redução da evasão, reprovação e distorção idade/ciclo escolar.

Formação profissional

Seguindo o compromisso pela qualidade social da Educação em Contagem e para dar suporte à atuação de professores(as) da Rede, serão ofertados cursos de formação continuada aos trabalhadores(as), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Essa é a maior parceria da UFMG com um município do Estado de Minas Gerais, segundo informa a própria instituição.

Merenda na Escola

Em 2022 as crianças e estudantes da Rede Municipal, Rede Conveniada e da Fundação de Ensino de Contagem – Funec já iniciam o ano letivo com a merenda na escola. As refeições são preparadas e servidas nas próprias unidades de ensino com direito a uma alimentação saudável e balanceada, conforme determina o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Manutenção das escolas

As escolas de Contagem foram muito afetadas pelas chuvas do início do ano e muitas sofreram sérios danos em sua estrutura. Foi realizado um diagnóstico do impacto das chuvas nas unidades de ensino e estabelecido um plano de ação para não prejudicar as aulas de crianças e estudantes. A Prefeitura de Contagem concentra todos os esforços para solucionar os problemas e liberar o aceso às escolas com urgência.

Novas Cemeis

Está prevista a ampliação da estrutura de atendimento para crianças da Educação Infantil com a construção de seis novas unidades de Centros Municipais de Educação Infantil pela cidade. Desta forma, pretende-se ampliar o número de vagas para crianças de 1 a 3 anos com uma estrutura adequada e um quadro profissional qualificado.

Repórter Fernando Dutra