Tudoaver traz exposição de Pinturas de Estudantes da E. M. Isabel Nascimento de Mattos

Cinema na Tela é um projeto da Seduc e envolveu 101 estudantes.

Uma das três exposições de outubro do Tudoaver integra o projeto “Cinema na Tela” e traz Pinturas de Estudantes da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos. Poderá ser conferida na galeria do Mercado Central de Contagem, de segunda a sábado, das 7h às 19 h, e aos domingos, das 7h às 13 h, no período de 2 a 31 de outubro.

O projeto Tudoaver é uma ação contínua promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, com apoio do Big Shopping. As mostras são realizadas em galerias convencionais e em outros espaços de grande circulação de pessoas na cidade como o Centro Cultural, Casa Amarela que também traz mais duas exposições este mês.

A mostra “Cinema na Tela” reúne pinturas em tela de 101 estudantes de 7º e 8º anos elaboradas nas aulas da Disciplina de Artes, sob orientação do professor Paulo Ricardo Ribeiro. O projeto Cinema na Tela realizado no âmbito escolar promove o estudo do cinema como forma de expressão e linguagem artística, uma vertente que envolve várias modalidades artísticas desde literatura, roteiro, storyboard, desenho, pintura, filmagem, fotografia, cenografia, iluminação, produção, interpretação etc, possibilitando o estudo e conhecimento de várias formas de Arte.

Materializar toda esta experiência na pintura em tela foi um desafio, um caminho lúdico para a expressão individual dos estudantes, ao mesmo tempo uma grande alegria para educador e educandos. A atividade consiste em trabalhar técnicas de pintura com estudo de composição, misturas de cores, formas e texturas, pesquisa de gêneros cinematográficos, temas, personagens etc.

Interação com a 7ª arte
O universo das produções de desenho animado e filmes com super-heróis, estúdios como Disney / Marvel, DC Comics, Pixar, entre outros, acabou prevalecendo na preferência dos estudantes. A conclusão de todo o trabalho culmina com uma discussão sobre o processo e posterior exposição das obras produzidas nas dependências da escola e também em locais externos de grande circulação de pessoas.

Conforme explicou o professor Paulo Ricardo, foi por meio desta atividade que se encontrou uma forma de interagir com os alunos do 7º e 8º anos, contribuindo para a construção e ampliação da cultura visual de cada um.

“Quais os filmes escolhidos? Quais os personagens favoritos? Quais os principais gêneros escolhidos? Qual a relação afetiva do filme escolhido? Qual a relação entre animação e cinema? Qual a relação entre arte e cinema”, foi indagado para a elaboração do projeto.

“Essas e outras mais indagações ratificam a importância da arte como forma privilegiada de representação humana, instrumento essencial para o desenvolvimento da consciência, pois propicia ao homem um contato consigo mesmo e com o universo”, definiu o professor Paulo Lucas.
Serviço:

Pinturas de estudantes da E. M. Isabel Nascimento de Mattos