“Trilha do Saber”: documento lançado em abril, com orientações para o planejamento de atividades remotas, será também referência do Ensino Híbrido

O documento, elaborado pela equipe da Subsecretaria de Ensino, apresenta propostas e orientações para a realização de atividades pedagógicas a serem aplicadas pelas unidades escolares, de forma presencial e não presencial.

O ‘Trilha do Saber’ aborda diversos conteúdos e práticas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais e Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Inclusiva, através da apresentação de Marcos Legais para o ensino remoto, apresentação da Política Educacional do Município, orientações para o planejamento de atividades remotas e impressas, estratégias educativas e sequências didáticas.

São apresentados, também, o Programa de Biblioteca e Leitura “Contagem das Letras” e o Centro de Memória da Educação, projeto da Seduc lançado em julho.

A Subsecretaria de Ensino realizou, no primeiro semestre, reuniões com todos os pedagogos e pedagogas da Rede, dentro de um processo formativo, para apresentar e tirar dúvidas do ‘Trilha do Saber’. No mês de agosto haverá novos processos formativos com os pedagogos (as), com abordagem na perspectiva do formato híbrido.

Diante dos protocolos sanitários para a organização do Ensino Remoto e de como serão os procedimentos para o atendimento presencial, a equipe da Seduc sugere como diretriz pedagógica a Tutoria como metodologia para o trabalho em pequenos grupos.

No ‘Trilha do Saber’ a parte “Estratégias Pedagógicas”, trata do tema. O assunto será aprofundado em agosto com a construção de orientação específica sobre o que é e como trabalhar em Tutorias.

Para acessar o “Trilha do Saber”, clique aqui.