Trabalhadores(as) aprovados em concurso público da Educação para nível superior concluíram processo de nomeações e escolha de vagas

Trabalhadores e trabalhadoras aprovados no Concurso Público da Educação para nível superior efetivaram suas nomeações e realizaram o processo de escolha de vagas. Agora, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Contagem contarão com mais de mil novos professores em salas de aula.

Ao todo, serão 1.123 trabalhadores(as), sendo 1.019 professores(as) de PEB1 e PEB2 atuando nas escolas do município. As provas do concurso foram realizadas em outubro de 2021.

Para os trabalhadores(as) aprovados, o início do trabalho nas escolas é motivo de ansiedade e expectativa, como é o caso de Franciane Pires, 30, aprovada como PEB1 no concurso que atuará na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, na regional Sede.

“Todo o processo foi muito tranquilo e organizado. Escolhi uma escola próxima de onde queria. Estou muito nervosa para assumir logo o cargo, não estou nem dormindo direito”, disse.

Na mesma linha segue Maycon Vinícius, PEB1, que terá sua primeira experiência com crianças da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Estrela Dalva, na região do Nacional. “O processo de escolha de vagas foi bem rápido e organizado. Fiquei surpreso quando fui aprovado e agora será um grande desafio trabalhar na Educação Infantil. Estou muito animado”, afirmou.

As provas do concurso público foram realizadas em outubro de 2021 e, segundo o professor de Ensino Religioso Jonas José Santana, o conteúdo abordado estava bem atualizado. “Acredito que o concurso foi muito justo, uma ótima oportunidade para todos. A prova da seleção foi muito boa, contemplava língua portuguesa, conhecimentos de contagem, legislação e os conteúdos específicos de cada componente curricular”, apontou.

Aprovado no concurso, Jonas também aprovou o processo de nomeação e escolha de vagas e escolheu atuar no Cemei Parque são João, no Eldorado. “O processo todo foi simples, o cronograma foi seguido corretamente em todas as etapas. Agora estou na expectativa pra conhecer o espaço, os colegas de trabalho, os estudantes. Fazer meu melhor junto a toda equipe para que nossas crianças e jovens possam encontrar o espaço deles na sociedade”, destacou.

Escolha de vagas

O processo de nomeação e escolha de vagas ocorreu presencialmente na sede da Secretaria de Educação, de 14 a 20 de janeiro, respeitando a ordem de classificação do certame para as chamadas.

Em todas as etapas foram respeitados os protocolos sanitários de combate à Covid-19, evitando a aglomeração de pessoas, o uso de máscaras e álcool em gel.

Concurso Público Seduc

O Concurso realizado em 2021 teve participação de cerca de 15 mil candidatos que se inscreveram no certame e concorreram às 1.123 vagas para cargos de nível superior.

Os cargos de nível superior foram para analista de gestão educacional, assistente de gestão educacional, bibliotecônomo, nutricionista escolar, pedagogo (a), professor (a) de Educação Básica – PEB1, e professor (a) de Educação Básica – PEB 2 (matemática, português, ciências, geografia, história, arte, educação física, inglês e ensino religioso).

A realização do concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal da educação é um compromisso da Prefeitura com a categoria, com os trabalhadores e trabalhadoras e com a cidade de Contagem, construída com muito diálogo e escuta das demandas populares.