Trabalhadores da Educação Infantil recebem material de apoio pedagógico

Professoras e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino receberam os materiais pedagógicos relativos ao Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, projeto formativo realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Os Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis também começaram a receber os tablets para montagem de laboratórios móveis de informática.

Na manhã desta quarta-feira (6/4), a prefeita Marília Campos esteve no Cemei Carmem do Rosário Rocha, na região Sede, primeira unidade de ensino a receber a coleção do LEEI e os tablets. “Hoje é um marco para a Educação de Contagem. Essa é a primeira escola a receber o material de apoio pedagógico. Estamos realizando um conjunto de medidas para toda a rede municipal, desde a formação até a valorização dos servidores. A Educação de Contagem é uma prioridade e queremos que seja uma referência nacional”, afirmou.

A diretora do Cemei, Cristina Gouveia, destacou as iniciativas que beneficiarão as 186 crianças que frequentam a unidade. “Ampliar o contexto da alfabetização e letramento é muito importante. Essa formação com a UFMG, a entrega dos livros da coleção do LEEI e dos tablets são de imensa importância”, destacou.

O atendimento às crianças na unidade Carmem do Rosário é muito positiva, conforme aponta Jaqueline Fartir, mãe de Pedro Lucas, 3 anos, recém-matriculado. “No início fiquei insegura, mas desde o primeiro dia ele já trata a escola como a segunda casa. Já está brincando e fazendo amigos”, comemorou.

Leitura e Escrita na Educação Infantil

A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, vai ofertar cursos de formação aos educadores da Rede Municipal de Ensino, dentro do Programa de Aperfeiçoamento Docente – PAD Contagem. Serão beneficiados 1.680 servidores da Educação, sendo 840 da Educação Infantil, 640 do Ensino Fundamental e 200 da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI é voltado para professores (as), pedagogos (as), dirigentes e agentes da Educação Infantil e será coordenado pela professora Mônica Correia Baptista, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil – Nepei/UFMG. A carga horária será de 150 horas.

O material didático/pedagógico do curso consiste em nove cadernos e um encarte produzidos pela UFMG, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UFRJ, que foram confeccionados e distribuídos pela Seduc.

Reconhecimento, valorização e elevação da moral

Também nesta quarta-feira Marília visitou a Escola Municipal Otacir Nunes dos Santos, na região Sede, onde pôde acompanhar a rotina da escola, o lanche dos estudantes e dialogar com os(as) trabalhadores(as) da unidade.

Na oportunidade a prefeita foi homenageada com o recital do poema “O que é que eu vou ser”, de Pedro Bandeira, feito pelos estudantes do 4º ano e destacou as ações do Executivo  para a Educação.

“Já podemos sentir um clima diferente dos trabalhadores com a recomposição salarial. Encontramos uma Prefeitura muito desorganizada, mas estamos normalizando as ações e o planejamento. Quero parabenizar os professores e trabalhadores da escola por ver como essa escola está boa, tão viva, cheia de alunos”, apontou Marília.

A unidade atende crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil e estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora Dora Oliveira destacou a participação de toda sua equipe na mudança e reconstrução da escola, valorizada e bem vista pela comunidade, atualmente. “Essa equipe é formidável. Apesar das dificuldades, as alegrias são muito maiores. Se essa escola está melhor hoje é por causa dessa equipe e da parceria com a Secretaria de Educação e com a Prefeitura”, apontou.

O professor de Arte da escola, Geraldo Magela, agradeceu à administração municipal pelas ações em prol dos(as) trabalhadores(as) da Educação. “Gratidão pelo reconhecimento, valorização e elevação da moral dos professores, tanto pelas formações, recomposição salarial, materialidade e diálogo”.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

CEMEI CARMEM DO ROSÁRIO ROCHA

Entrega de tablets no Cemei Carmo do Rosário - 06/04/2022

ESCOLA MUNICIPAL OTACIR NUNES DOS SANTOS:

Visita a Escola Municipal Otacir Nunes - 06/04/2022

Repórter Fernando Dutra