Torneio de Futsal para escolas municipais revela novo Campeão de Contagem

A ação fora promovida pela Guarda Civil que contou com autoridades políticas e do esporte mineiro.

Na última sexta-feira (28/6), foram conhecidos os campeões e terceiros colocados do campeonato de futsal promovido pela Guarda Civil de Contagem. Intitulado como projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, as finalíssimas foram realizadas no ginásio da Escola Municipal Senador José Alencar, na Regional Petrolândia, em que também contaram com autoridades políticas e do esporte mineiro.

Tudo aconteceu bem cedinho com a arquibancada da quadra lotada por estudantes das Escolas Municipais Francisco Sales da Silva Diniz, Walter Fausto do Amaral, Vereador Jesú Milton dos Santos e Isabel Nascimento de Mattos, que logo se enfrentariam para buscar o ponto mais alto do pódio.

O título ficou nas mãos da escola Francisco Sales, que venceu a Jesú Milton por 2 a 0. Já a disputa do terceiro lugar teve os estudantes da Isabel Nascimento como destaque, após a vitória por 3 a 2, contra as turmas da Walter Fausto.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, exaltou a importância da união das escolas no torneio. “Eu e minha equipe ficamos felizes por ver que o torneio foi abraçado por todos os dirigentes e alunos. Sabemos o quanto o esporte é fundamental também para o aprendizado e promoção da paz”, destaca.

A ideia da realização do torneio, por meio da Guarda Civil, foi promover um campeonato no qual estudantes entre 7 e 13 anos, das mais variadas turmas, pudessem participar e também uma ajuda na promoção do esporte coletivo dentro das escolas. “Sabemos o quanto os esportes de maneira geral engrandecem a vida do estudante. É mais uma forma de resgate social e também transformação na vida de cada aluno que pode usar do seu talento para buscar os seus sonhos”, explica a diretora da Escola Municipal Senador José Alencar, Patrícia Alves dos Santos.

Quem também marcou presença e ficou muito satisfeito com a realização do torneio, foi o presidente do América-MG, Anderson Racilan Souto. Ele enfatizou que fará uma parceria com as escolas de Contagem para a realização de um jogo entre os melhores estudantes da cidade no futsal – seleção do município, contra os jovens das categorias de base do clube, da mesma idade. “Nós nos preocupamos com a formação de cada estudante e atleta. Dessa forma, queremos um jogo festivo entre as turmas de Contagem contra os meninos da base do América e também reitero que vamos franquear ingressos para os jogos que ainda vão ocorrer no Independência nesse ano para cada estudante”, finalizou Souto.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu