Teclados Inteligentes e Multifuncionais (TIX) possibilitam novas formas de comunicação aos estudantes com deficiência

A Seduc adquiriu 32 teclados TIX para uso nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou mais um importante investimento ao adquirir 32 Teclados Inteligentes e Multifuncionais (TIX) que vão possibilitar criar novas formas de comunicação aos estudantes com deficiência da Rede Municipal. A nova tecnologia é novidade em Minas Gerais, pois, até então, o equipamento esteve presente em escolas nos estados de Pernambuco e do Paraná.

As 32 escolas já estão recebendo o novo equipamento. Os 1.800 estudantes com deficiência terão a oportunidade de descobrir novas experiências. Algo inovador para a educação inclusiva da cidade. Além do teclado, a Seduc adquiriu o Software para Criação de Atividades Interativas (Simplix) e o Acionador por Pressão de Ar (Penso). Ambos serão essenciais nas alternativas para montar atividades associativas usando imagens e sons e também auxiliar pessoas com deficiência motora, respectivamente. O investimento é da ordem de R$ 202 mil.

Todo o equipamento foi pensado nos estudantes que possuem baixa mobilidade, problemas de coordenação motora e outras deficiências.”O TIX representa possibilidades. Acredito que com esse novo equipamento vamos trazer mais dignidade e acolher os nossos estudantes”, destaca a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Marlene Torres.

Na avaliação da secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o novo equipamento vai criar oportunidades para todos os estudantes. “A Seduc acredita na inclusão e nada mais justo do que adquirirmos equipamentos modernos que vão possibilitar novas formas de aprendizagem. Com esse novo recurso poderemos estimular força, velocidade, equilíbrio e capacidade de criação”, finaliza.

Atualmente, a Rede de Ensino conta com 660 estagiários em exercício; 120 cuidadores, sendo que, desses, sete são de enfermagem devido à complexidade das múltiplas deficiências. E também 57 intérpretes e instrutores de Libras.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu