Servidores da Secretaria de Educação conhecem modelo de ensino de cidade com maior conceito no IDEB

Visita serviu como forma de trazer experiências para contagem.

Durante dois dias, representes da Secretaria Municipal de Educação participaram de um seminário em Sobral (CE) para conhecer o modelo de ensino e aprendizagem da cidade. O município tem o melhor conceito no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que é de 9,8.

O IDEB tem o objetivo de medir o nível de aprendizado para que sejam estabelecidas metas de melhorias. O seminário em Sobral contou com a participação do Secretário de Educação de Sobral, Hebert Lima ,que apresentou as diretrizes trabalhadas no município. Um dos pilares são os investimentos em monitoramento e avaliações.

Todos os educadores da cidade passam por curso de capacitação para melhorar o desempenho em sala de aula. “Entendemos que em Sobral o planejamento e a formação são os quesitos que não deixam de ser seguidos. Então você investe, forma, qualifica, monitora esses índices e avalia o tempo todo para planejar e replanejar. O Segredo de Sobral é uma receita que tem que ser seguida à risca”, explicou a gestora educacional de Contagem, Heddy Estanil.

Além de ouvir as experiências dos profissionais da educação da Sobral, o grupo visitou a Escola Municipal Emílio Sendi, que conseguiu a maior nota no IDEB do Brasil. “Um currículo que fortalece a leitura e a escrita, o envolvimento da Secretaria de Educação, a relação do monitoramento e planejamento constante são as ações que fortalecem a educação da cidade”, finalizou Edirleia Pádua, gestora pedagógica de Contagem.

Reportagem: Júlio César Santos