Semana da Pessoa com Deficiência é iniciada em Contagem

Na tarde desta segunda-feira (17), a 10ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência iniciou no auditório da Faculdade UNA, com cerca de 100 pessoas. A abertura foi marcada por danças em cadeiras de rodas por dois casais, Maria Alice e Diego Valadares, e Ana Paula e José Maia, além da palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência e a inclusão na educação, pelo defensor público, Luís Renato Pinheiro.

A Semana da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a secretária municipal de Educação, Sueli Maria, a Diretora da Faculdade UNA, Tatiane Puaiti, o Presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maurício Peçanha, e o vereador Arnaldo de Oliveira, fizeram parte da mesa e falaram da importância do evento.

Durante a palestra, Luís Pinheiro falou sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI); os Profissionais de Apoio (mediador); dos direitos da pessoa com deficiência dentro da educação; sobre a Lei da matrícula do aluno deficiente; Lei do autismo, entre outros temas. Durante toda a palestra, mães de alunos, educadores e outros presentes interagiram com perguntas e comentários. “O mundo é para todos. As pessoas com deficiência não estão doentes, o mundo está doente. Então vamos curar o mundo”, disse o defensor público.

O secretário municipal de Direitos Humanos, se diz feliz por iniciar mais uma semana da pessoa com deficiência. “É compromisso do prefeito Alex em acompanhar e executar dentro do que for possível as deliberações do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Muitas coisas já discutimos e conquistamos, outras ainda não, mas o importante é que não perdemos a capacidade de sonhar, a mobilização de reivindicar e a lucidez de saber os rumos que queremos tomar”, enfatizou o Marcelo.

Com dezenas de educadores presentes, a secretária de Educação se disse honrada em receber o convite para participar do primeiro dia de evento. “A Secretaria Municipal de Educação tem um compromisso muito sério e importante com a inclusão. Aquelas pessoas que precisam de atendimento especializado, seja na parte intelectual, na parte física, na emocional, nas múltiplas necessidades, é muito importante que elas tenham seus direitos educacionais reconhecidos e viabilizados”, disse Sueli.

Para Mauricio Peçanha, presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tudo aquilo que é desejo e ansiedade, não pode se transformar de um dia para o outro, em uma angústia, uma tentativa frustrada. “Temos que sempre levantar e pensar sempre no positivo para que as coisas possam acontecer de melhor para todo mundo. Comecem a pensar no respeito, porque esse respeito, será o tudo para nós”, disse Peçanha.

Ainda de acordo com o presidente do Conselho, é muito importante que todos participem dos eventos durante a semana. “São nesses momentos que vamos deixar de ser invisíveis, onde vamos fazer a nossa parte. Porque não adianta ficarmos nos escondendo em casa, temos que participar, até para as pessoas começarem a conhecer um pouco mais da questão do que é a convivência,” complementou.

Semana da Pessoa com Deficiência

A 10ª Semana da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 17 e 22 de setembro. O evento faz parte do calendário do município e tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre o assunto e também reivindicar novos avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência, seja elas pessoas com diferentes níveis de limitação física, sensorial (ouvir ou enxergar) e cognitiva (mental).

Promovida todo mês de setembro desde o ano de 2009, a semana faz alusão à Lei 4.282, que instituiu a data 21 de setembro como o Dia Municipal pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Neste ano, a Semana vai abordar assuntos sobre empregabilidade, educação, esporte, saúde e lazer. Ao longo dos dias o público poderá participar de palestras, seminários, roda de conversa, piquenique e a tradicional caminhada de encerramento.

Mais informações pelo telefone do Conselho: 3911-4548

Reportagem: Raquel Lopes