Seis escolas de Contagem recebem prêmio de Meio Ambiente da ArcelorMittal

Mais de 1.000 estudantes foram inscritos.

As Escolas Municipais Dona Gabriela Leite Araújo, Joaquim Teixeira Camargos, Giovanini Chiodi, René Chateaubriand Domingues, Vasco Pinto da Fonseca e Ivan Diniz Macedo foram vencedoras do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019. Nesta 28ª edição, foi registrado um aumento da participação de alunos, professores e escolas em relação ao ano anterior.

A iniciativa propõe, anualmente, a discussão de uma temática ambiental. Em 2019, o tema “Água – economizar para não faltar” mobilizou a comunidade escolar acerca da importância do uso consciente da água. Crianças e adolescentes foram desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou comunidade. Participaram quase 100 mil alunos.

Os estudantes da Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo, ficaram em 2º lugar, na categoria Cientista Mirim I, com o projeto denominado “Guardiões da Água”, onde foram discutidos os direitos e deveres que os cidadãos devem ter em relação a natureza. “Pensamos num projeto que destacasse o quanto a água deve ser preservada e o quanto no mundo atual temos de economizar”, explica o diretor Alexandre Eustáquio da Silva.

Na edição de 2019, mais de 300 projetos de escolas públicas, particulares e de filhos de empregados das empresas Belgo Bekaert e ArcelorMittal foram recebidos. Ao todo, 20 iniciativas foram premiadas nas categorias Cientista Mirim e Cientista Jovem.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotografia: Geraldo Tadeu