Segundo encontro do curso de formação Práxis Pedagógicas debate memória e patrimônio cultural

A Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc) realiza na próxima quinta-feira (8/7), às 19 horas, o segundo encontro do curso de formação Práxis Pedagógicas: Círculos de Culturas Quinzenais.

O tema deste segundo encontro será “Memória e Patrimônio Cultural na perspectiva da Educação Integral” e terá como convidados Rita Lages, doutora em História e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Francisco Samarino, mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG e diretor de políticas de memória e patrimônio cultural de Contagem; Anderson Cunha, mestre em Educação pela FAE/UFMG, professor e subsecretário de Ensino de Contagem. A proposta é debater as potencialidades educativas a partir da memória, do território e do patrimônio cultural local.

A mediação será da historiadora Carolina Dellamore, responsável pelo projeto do Centro de Memória da Educação de Contagem, que será lançado oficialmente durante o evento.

Os cursos da Práxis Pedagógicas pretendem pensar uma ação com reflexão teórica, aprofundamento da prática docente e da proposta pedagógica das escolas. Os debates têm como eixo transversal a educação integral, com articulação de um tema contemporâneo da educação brasileira e que tenha vínculo, também, com a cidade de Contagem.

Ao todo, serão 12 encontros quinzenais, com a participação de convidados e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Seduc. A participação é aberta a toda a comunidade escolar e haverá certificação aos servidores da Educação que participarem da transmissão ao vivo.

Acompanhe pelo link: www.youtube.com/watch?v=bd3jdDGC75Q

MAVE

Durante o encontro desta quinta-feira será anunciada, também, a 1º Mostra Audiovisual Escolar (MAVE), projeto inaugural do Centro de Memória da Educação de Contagem que envolve a Seduc, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a Secretaria Municipal de Cultura.

A MAVE pretende promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica. O tema desta edição é “Minha Escola tem Memória” e a proposta é que os participantes produzam vídeos contando suas memórias e sentimentos com relação a escola, refletindo sobre como é estar longe do espaço escolar durante esse período de pandemia.