Seduc se reúne com representantes de órgão que vão atuar no Projeto de Articulação Comunitária 2019

Projeto auxilia estudantes em situação de vulnerabilidade social

A secretária de Educação, Sueli Baliza, se reuniu com representantes de diversas secretarias, administradores regionais, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para apresentar o Projeto de Articulação Comunitária 2019, Contagem: Cidade de Aprendizagem.

Em Contagem, o projeto de Articulação Comunitária, irá integrar as 68 escolas do Ensino Fundamental da Rede. A proposta é que um profissional, que já atua na escola, identifique estudantes em situação de vulnerabilidade social para que recebam atendimentos e, consequentemente, melhorem o desempenho na escola. “O foco do projeto é melhorar a qualidade de vida de nossos estudantes e diminuir os impactos da vulnerabilidade e que comprometem a aprendizagem, como por exemplo, infrequência escolar, queda brusca de rendimento, sinais ou casos de violência, abandono ou abuso, envolvimento na criminalidade”, destacou a Superintendente de Educação Integral, Sheila Brandão.

Cidade de Aprendizagem é um conceito adotado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e tem o objetivo de orientar os municípios a desenvolverem políticas públicas para promover a educação ao longo da vida, tanto no contexto escolar, como também fora dele.

Contagem integra a Rede Global de cidades de Aprendizagem/Unesco (Global Network of Learning Cities/GNLC). Em 2017 o Projeto de Articulação Comunitária recebeu o prêmio “Unesco Cidade de Aprendizagem”, que foi criado para reconhecer e demonstrar boas práticas na promoção de educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Reportagem: Nelson Augusto
Fotos: Geraldo Tadeu